Vereadores votarão projeto de Tarifa Zero no transporte público de Mariana nesta quarta-feira dia 29/12/2021
    Prefeito interino Juliano Gonçalves entregou projeto aos vereadores dia 24/11/2021

    Ônibus de graça em Mariana !

    Vereadores irão votar se aprovam ou não Projeto de Tarifa Zero enviado pelo Prefeito Interino Vereador Juliano Vasconcelos  para o transporte público.

    Reunião da Câmara terá início às dez horas da manhã nesta quarta-feira dia 29 de dezembro de 2021.

    O Projeto de Lei nº 192/2021 ( clique aqui para ler o projeto que tem 172 páginas ) dá autorização a prefeitura de Mariana  para aplicar a isenção de cobrança de passagem de ônibus em linhas municipais, dando subvenção ( pagando) a empresa que presta serviço, a Transcotta.

    Ou seja, quem vai pagar pela passagem será a prefeitura de Mariana.

    A empresa que prestará serviço será a Transcotta, e de forma temporária, por seis meses, e em caráter experimental.

     Segundo consta no projeto o custo mesal para os cofres públicos será de 862 mil e 494 reais , que serão pagos a Transcotta.

    O transporte irá atender todos distritos que a Transcotta já atende.

    Um dos benefícios será além do passageiro não pagar transporte, é que as empresas que pagam vale-transporte, como a Prefeitura, não precisarão pagar mais pelo período de vigência do projeto tarifa zero.

     A reunião dos vereadores será realizada por videoconferência e terá transmissão ao vivo pelas mídias da Câmara e retransmitida pela página no facebook do jornal O ESPETO.

    Viagem a Caeté:

    Dia 27 de dezembro uma comitiva visitou a cidade de Caeté onde o transporte público funciona de forma gratuita.

    A comitiva foi composta por representantes de associações de moradores de Passagem, Barro Preto, Bairro Nsa. Sra. Aparecida, e Feama, junto com os vereadores Sra. Sônia Azzi, Tikin Mateus, Manoel Douglas, Ricardo Miranda, Adimar de Santa Rita Durão, Marcelo Macedo, José Sales, Fernando Sampaio junto com Secretário de Governo Sr. Edvaldo  Andrade, Sec. de Administração Sra. Arlinda Coelho.

    A assessoria de comunicação da Câmara de Mariana enviou a seguinte nota sobre a viagem da comitiva a Caeté:

    “ O prefeito da cidade de Caeté, Lucas Coelho (AVANTE), acredita que o município de Mariana poderá subsidiar a tarifa do transporte coletivo. Ele ressalta que “é uma política pública que vai de encontro com o que a população precisa” e questionou que se há orçamento não há motivos para não implementá-la. 

    Durante a reunião, os vereadores esclareceram algumas questões sobre o programa Tarifa Zero.

    O vereador Marcelo Monteiro Macedo, do Partido Movimento Democratico Brasileiro (MDB), mostrou-se preocupado com a qualidade do serviço prestado atualmente pela empresa concessionária de transporte coletivo na cidade de Mariana.

    O vereador Gilberto Mateus Pereira (Tikim), do Cidadania, relatou a dificuldade dos cidadãos de Mariana com o valor cobrado como tarifa de ônibus e destacou que a tarifa zero poderá auxiliar as pessoas que não têm condição financeira de arcar com esse custo. Ele acredita que a iniciativa poderá beneficiar a todas as pessoas e declarou ser favorável  ao projeto. 

    O Vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto) do Partido Verde se manifestou favorável ao projeto e levantou a preocupação com as diferenças entre os municípios. O parlamentar pontuou que em Mariana verifica-se que há superlotação no transporte coletivo, mesmo com pagamento de tarifa.

     O vereador Fernando Sampaio de Castro, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), destacou que o projeto considera o cenário de 2018, com mais números de ônibus do que há atualmente no município.”  Fim da nota.