Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última terça-feira, 4 de junho de 2024, foi realizada a assembleia geral de constituição da Associação Cultural Caminho do Sol, no Espaço Sorriso, em Passagem de Mariana. A ideia da constituição é formalizar as atividades do grupo, que já atua na região desde 2016, responsável pela realização do Festival de Teatro Comunitário (Festeco).
Durante a assembleia, o estatuto da associação foi discutido e passou por modificações. Também foram definidos os membros da diretoria, dentre os 24 presentes. Na próxima reunião, deve ser definida a sede provisória da associação.
A iniciativa parte da idealizadora do Festeco, Juliana de Conti, que ressalta sua importância. “O Grupo Teatral Caminho do Sol já vem atuando há bastante tempo, na verdade, essa formalização demorou um tempo”, diz. O grupo precisava se estruturar como uma entidade legal para ter acesso a recursos, promover eventos e ampliar seu alcance.
Com a formalização, a Associação Cultural Caminho do Sol pode pleitear recursos municipais, estaduais e federais, além de fortalecer parcerias com outras entidades e instituições. “Já estamos com a montagem de três espetáculos e participamos de diversos festivais. Mas com a associação, poderemos ampliar ainda mais nossas ações e projetos”, conta Juliana.
A criação da associação também marca a união de diferentes grupos culturais da região. Um dos integrantes do Movimento TT1, Edivandro Pires, mais conhecido como Bomblack, acredita que uma parceria traz mais força para todos, ampliando as possibilidades. O compositor explica que, mesmo sem recursos, o movimento era feito de forma independente, mas a união dos projetos os deixará mais fortes.
O TT1, ou “Trem 31”, é um movimento artístico e cultural de hip hop, que surgiu no Cabanas. Se juntando à Caminho do Sol, o TT1 espera fortalecer a cena cultural local. “Juntos, vamos ter mais chances de conseguir os recursos que precisamos. O elo vai estar mais forte”, afirma Bomblack.
Juliana relembra que a constituição foi pensada de forma a incluir os variados parceiros da associação: “Também queremos agregar todos os parceiros que temos. Temos parceiros na capoeira, no Congado, em várias esferas. Por isso, colocamos uma associação bem ampla, para atingir todo esse grupo de parceiros”.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui