“Turismo em Mariana precisa de uma pincelada” afirma Ronaldo Bento
    Coletiva de imprensa : Foto: João B.N. Gonçalves

    “Eu acho que nosso turismo precisa de uma incrementação, de uma pincelada, de um olhar para que possamos usufruir dele e colocá-lo como forma de diversificar a economia”, disse o prefeito interino Ronaldo Bento em coletiva dia 15/07/2022. 

    Por João B. N. Gonçalves

    Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 15 de julho de 2021, o atual prefeito de Mariana, Ronaldo Bento, falou sobre a necessidade do município de diversificar sua economia, de modo que dependa menos da mineração. Para o prefeito, fortalecer o turismo é uma das formas de fazer a cidade crescer.

              Ronaldo Bento destacou que o ciclo da mineração é finito, e “não dá dois ciclos”, e por isso, acredita que é necessário que o município pense em outras formas de se manter o equilíbrio financeiro da cidade. “Temos a missão, a força tarefa de começarmos a construir a diversificação”, afirmou o prefeito marianense.

    Ele reiterou que considera o turismo um meio para atingir a diversificação da economia, mas afirma que o turismo da cidade precisa ser reestruturado.: “Eu acho que nosso turismo precisa de uma incrementação, de uma pincelada, de um olhar para que possamos usufruir dele e colocá-lo como forma de diversificar a economia”, disse o chefe do executivo em coletiva. 

    Ouro Preto, cidade vizinha, foi utilizada de exemplo pelo prefeito para falar sobre a necessidade de se fortalecer o turismo de Mariana:

     “Quando você vai a Ouro Preto, você vê a diversificação, você vê o turismo em alta. Então, nós precisamos aceitar esse desafio e fazer com que Mariana também voe no turismo”. O prefeito marianense destaca as belezas que se encontram nos seus distritos e em sua sede, afirmando que para diversificar a economia é preciso que se aproveite o que o município tem de mais belo.

    Sec. de Cultura de Mariana Dr. Marcílio Queiroz fala sobre a importância da continuidade das ações em turismo. Foto: João B.N. Gonçalves

    O Secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Dr. Marcílio Queiroz, destacou que o turismo é um negócio que tem a cultura como subsídio, e que precisa de atenção e trabalho continuado. “Quando se fala de uma indústria de turismo forte, ela não tem 10 anos; ela tem 20, 30, 40 anos”. Destaca a necessidade de se retomar o turismo local, e aproveitar o que foi iniciado no passado, afirmando que caso esse processo tivesse sido continuado, hoje, estaria em uma situação mais privilegiada e com o turismo mais consolidado.