Fechamento do trânsito nas ruas próximas do Jardim aos finais de semana recebe críticas e elogios

    Por João B. N. Gonçalves

    Por João B.N Gonçalves

    Segundo Presidente da ACIAM Sr. Amarildo, a  população se sente mais segura com o fechamento do trânsito na Praça Gomes Freire.

    Sr. Tenente Freitas afirma que o fechamento das ruas foi feito para garantir a segurança do grande número de pessoas que frequentam a área nos finais de semana, porém ele reconhece que essa medida tem incomodado moradores e motoristas.

    Sra. Maria Helena reclama da ausência de outras alternativas para o trânsito de veículos no local e também da falta de fiscalização pela Guarda Municipal.

    Para receber notícias do jornal O ESPETO no seu celular clique aqui

              A Praça Gomes Freire em Mariana, mais conhecida como Jardim, tem trânsito impedido aos finais de semana a pedido de comerciantes locais, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores.

    Os comerciantes do entorno do Jardim  ampliam seu espaço de funcionamento espalhando mesas nas ruas Dom Silvério e Dom Viçoso.

    Tenente Freitas
    Foto arquivo jornal O ESPETO

     Responsável pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito de Mariana, o Sr. Tenente Freitas afirma que a medida foi implementada a fim de garantir a segurança do grande número de pessoas que frequentam a área nos finais de semana, mas reconhece que essa medida tem gerado reclamações de moradores e motoristas da cidade.

              Uma das pessoas incomodadas com o fechamento da praça para carros aos finais de semana é Maria Helena, que reclama da ausência de outras alternativas para o trânsito de veículos no local.

    “Em virtude do fechamento total da área, alguns motoristas estão transitando na contramão para ter acesso ao centro da cidade, o que além de ser uma infração, não é monitorado pelas autoridades”, afirmou  Maria Helena.

              O Sr. Tenente Freitas destaca que, nos dias em que o trânsito de veículos no local é impedido, não há infração por dirigir na contramão. De acordo com ele, “vira-se a mão” na rua Dom Silvério, para que o trânsito não seja proibido em uma área maior.

    Por conta da não utilização do espaço para se colocar as mesas na rua por alguns comerciantes, é debatida a ideia de se fechar somente meia pista, mantendo o trânsito de veículos.

              Um problema destacado por Maria Helena são os cuidadores que orientam os motoristas no local aos finais de semana. De acordo com ela, muitas vezes, os motoristas são orientados a estacionar em locais onde há sinalização que é proibido parar.

    “Eles retiram as placas colocadas pela Guarda Civil, e orientam o cidadão a estacionar naquele ponto, como aconteceu comigo no dia 25 de junho”, disse. A ação desse “cuidador” ( pessoas que ficam tomando conta dos carros na rua) ocasionou em uma multa para Maria Helena.

              Tenente Freitas, como responsável pelo Departamento de Trânsito, afirma que está ciente desses problemas e que a equipe de trânsito busca se reunir e conversar sempre com todos os envolvidos para melhor poder atuar e atender as necessidades da comunidade.

    Praça Gomes Freire – Jardim, é um dos principais pontos de encontro de Mariana
    Foto: João B.N. Gonçalves

    “Todo mundo tem o seu próprio interesse, tanto o morador quanto o dono do comércio”, disse. De acordo com Ten. Freitas, “muitas pessoas querem que o Jardim seja um lugar mais tranquilo, e o fechamento das ruas parece ter trazido essa dose de tranquilidade para o público, em especial, ao pedestre.”

              Tem. Freitas ainda pede a cooperação do cidadão marianense, pois de acordo com ele, é de conhecimento geral que o local fica fechado para veículos nos finais de semana, em razão da ampla divulgação realizada pelo município. Por isso, pede para que sempre que possível, o cidadão busque outros caminhos.

              Uma solução discutida pelos moradores é a liberação de um espaço próximo ao Terminal Turístico de Mariana para estacionamento e o rodízio do fechamento das ruas do entorno da Praça Gomes Freire, sem que haja o fechamento completo do trânsito.

    A Sra. Maria Helena diz que além da sinalização, é preciso ter um profissional efetivo para conduzir o trânsito nesses momentos de paralisação, de modo que o cidadão que passa pelo Jardim seja orientado da melhor forma possível.

    O Sr. Tenente Freitas afirma, ainda, que a Guarda Municipal de Mariana está trabalhando junto à Secretaria de Cultura para que haja um som único na praça, evitando carros de som, que são considerados motivos de “muita confusão”.

    Para Luís Fernando, morador  de Passagem, com o fechamento do Jardim melhorou a segurança:

    “ Antes para ir buscar cerveja era perigoso, passava muito carro, e a gente às vezes já tinha bebido um pouquinho, ai complicava para atravessar a rua. Quase fui atropelado um montão de vez. Do jeito que está ficou melhor, pode curtir numa boa.”

    ACIAM afirma que população se sente mais segura com o fechamento do trânsito na Praça Gomes Freire

    Presidente afirma que a organização é totalmente favorável à medida

    Sr. Amarildo Pereira de Souza
    Presidente da ACIAM

    De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Sr. Amarildo Pereira de Souza, o fechamento do trânsito no Jardim ocorreu visando o benefício de todos, principalmente da população marianense.

    “É um consenso entre os comerciantes do entorno os benefícios para todos, principalmente para a população”, afirmou.

    O fechamento do trânsito no local tem sido criticado por alguns moradores que precisam passar de carro pelo local. Porém, segundo Amarildo Souza, a ACIAM segue totalmente favorável à medida implementada pela Prefeitura Municipal.

    Um dos motivos citados para a aprovação da paralisação do trânsito no Jardim ao longo dos finais de semana é a segurança das pessoas que costumam frequentar o local. O presidente da ACIAM afirma que “com o fechamento, as pessoas se sentem mais seguras, já que com muito movimento e carros transitando existe o maior risco de acidentes”.

    Sr. Amarildo Souza lembra que após a implantação da medida que impede o trânsito de veículos na Praça Gomes Freire, e assim observou-se um aumento no número de famílias que frequentam o local. E em contrapartida, houve uma diminuição do número de ocorrências, de acordo com informações da ACIAM.

    Segundo o presidente, isso se deve ao maior controle que a Guarda Municipal e a Polícia Militar passaram a ter sobre o movimento no entorno do Jardim.

    Ciente de algumas reclamações que a medida recebe, Amarildo Souza afirma que a ACIAM participa das discussões na Câmara Municipal e, junto aos comerciantes, e busca formas de melhorar a medida .