Segunda etapa do Projeto Produtor de Águas já está em andamento nos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta

    Por Natália Santos

    A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Espinhaço, deu início à segunda etapa do Projeto Produtor de Águas em Mariana. A ação é destinada à restauração ambiental e à preservação das nascentes nos distritos da Primaz de Minas. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Para essa segunda fase, os distritos atendidos serão Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta. O Instituto Espinhaço, responsável pelas ações de restauração ambiental, celebrou o novo Termo de Fomento com o Município de Mariana em março de 2022, prevendo a realização de plantio de mudas nativas, o cercamento da área e a construção de barraginhas para os produtores, com o objetivo de controlar erosões e proporcionar a infiltração da água de chuva na terra. Além disso, a princípio, está sendo realizado o primeiro contato e cadastramento das propriedades e produtores dos terrenos em Cachoeira do Brumado.

    Um dos beneficiados pelo Produtores de Águas foi o Sr. Antonio, de 71 anos, que reconhece a importância dessa iniciativa, principalmente na conscientização das novas gerações. Pensando nisso, o projeto também promove ações de capacitação e oficinas de educação ambiental para a população e técnicos locais e estão sendo pensadas de acordo com as necessidades dos moradores do local.

    PRIMEIRA FASE

    Iniciada em 2019, a primeira fase do programa foi um sucesso! Atendeu propriedades rurais em Águas Claras e Furquim, protegeu e recuperou nascentes, foi responsável no plantio de espécies nativas e no monitoramento e manutenção das áreas recuperadas. Ao todo, foram 100 hectares beneficiados. Os detalhes da primeira fase e os próximos passos da realização do projeto estão sendo divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana.

    Foto: Natália Santos–

    Prefeitura de Mariana