Alegria de voltas às praças e centro histórico da cidade de Mariana – com o Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços.
Cerca de 30 atrações e mais de 100 palhaços de várias partes do Brasil e de outros países nas ruas da cidade histórica, onde milhares de pessoas se reúnem para rir, chorar e se emocionar por completo com as apresentações gratuitas do festival.
Para Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento, este ano o Encontro tem um sabor especial. “Estamos com uma grande expectativa pós-pandemia, depois de três anos sem realizar o evento. É um momento importante não só para o Circovolante e para os palhaços, mas principalmente para a cidade de Mariana. A cidade nos pede pela realização desse encontro e ao confirmar é uma felicidade geral. A cada pessoa que comunicamos a alegria vem aos olhos, isso é algo revigorante. Esta edição será mais que um encontro, será um reencontro entre os palhaços e também da cidade com essa alegria, com a palhaçaria e as pessoas na rua festejando novamente”, compartilha.
Sò quem assiste aos espetáculos sabe qual é a emoção compartilhada pelo palhaço que transborda pelo público e no caso acima, vai mesmo no meio do público.
Ressaltamos a organização dos eventos, pois a cada apresentação uma equipe de limpeza passa por todo local deixando tudo limpinho para a próxima atração!
Geração de renda e economia
Várias tendas e barraquinhas movimentam o comércio local, assim como feira de artesanatos e produtos naturais. O Rotary Club de Mariana junto com o Rotaract montou um trailer próximo ao Jardim para vender produtos alimentícios, feijão tropeiro, pipoca, amendoim, etc.
Toda renda adquirida em atividades do Rotary é investida em projetos visando auxiliar as instituições que prestam relevantes serviços sociais em Mariana, como Casa da Figueira, Lar Santa Maria, APAE, etc.