AMAP realiza a primeira “Vernissage e Leilão de Artes” de Mariana
    Presidente da AMAP Mestre Geraldino Silva entregou certificado para seus alunos de pintura que concluíram o curso

    Evento expõe e vende obras produzidas por artistas locais

    Por João B. N. Gonçalves

              No último sábado (17/12/2022), ocorreu na Casa dos Artistas a “I Vernissage e Leilão de Artes da da Associação Marianense de Artistas Plásticos (Amap)”, em Mariana. O evento contou com a exposição e venda de dezenas de obras produzidas por artistas locais, além de apresentações musicais e oficinas voltadas para o público.

    Para receber notícias do jornal O Espeto via whatsapp clique aqui

              De acordo com o artista e presidente da Amap, Geraldino Silva, o objetivo do evento é valorizar e incentivar a produção artística local, buscando abraçar as mais diversas linguagens criativas.

    Na exposição, encontram-se obras que vão desde a pintura, passando pela escultura, ilustração, fotografia, ao grafite, todas expostas e à venda. O valor obtido através do leilão será voltado para o incentivo aos artistas que atuam em Mariana.

              Um dos artistas marianenses que tiveram suas obras expostas foi o pintor e escultor Walisson Miranda, que destacou a validade do evento organizado pela Amap. “Hoje em dia, a arte, apesar de estar em todo o lugar, não recebe tanta fomentação. Então, um evento assim, principalmente em cidades pequenas, é muito importante”, afirma o artista.

              Além da exposição de artes, o evento contou com apresentações musicais, como a artista multimídia Mo Maie, nascida em Mariana, que recebeu a cantora Maria Anália, de São João Del Rey, para realizarem uma apresentação na qual valorizam a cultura afro-brasileira. Na sequência, houve um concerto musical com os artistas Hugo Nunes e Juliana Irias.

    Durante a “I Vernissage e Leilão de Artes” ocorreu também a entrega dos certificados aos alunos da Escola de Artes do professor Geraldino Silva. A partir dessa entrega, os antigos alunos podem ser professores e podem ajudar na valorização da arte local.

    A exposição permanecerá na Casa dos Artistas, na rua Direita Centro em Mariana por 15 dias, período em que o público poderá visitar o local para ver as obras expostas, e se gostar, levar um entalhe ou quadro para casa. O valor das peças variam de R$80,00 até R$3500,00.