Fiéis lotam reabertura da Igreja de São Sebastião, em Bandeirantes

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Igreja foi reaberta após quatro anos fechada

    No último domingo (8), a Igreja de São Sebastião foi reaberta após quatro anos fechada, no distrito de Bandeirantes. Mesmo com tempo chuvoso, fiéis locais e vindos de outros pontos de Mariana lotaram o templo religioso para celebrar a conclusão das reformas. O templo religioso passou por reformas estruturais e arquitetônicas que levaram pouco menos de um ano para serem concluídas.

    As obras foram iniciadas após um repasse de R$651 mil da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (Compat). A condução e acompanhamento da reforma ficou por conta da parceria entre a Arquidiocese de Mariana e Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a empresa Matrix Artes, Cantaria e Restauração.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Ministro da Eucaristia há 20 anos, Jacír Pimenta fala sobre a felicidade em ver a Igreja de São Sebastião aberta novamente. “Para nós, essa reabertura é uma das melhores coisas que existem, uma maravilha”, disse.

    A celebração previa uma procissão festiva com a imagem de São Sebastião, padroeiro do distrito, que sairia do Espaço Colaborativo da Casa Pedro Aleixo até a igreja, mas por conta das chuvas que marcaram as últimas semanas em Mariana, não pôde ser realizada. Porém, as demais programações – Celebração Eucarística e Sessão Festiva – seguiram normalmente.

    A missa foi conduzida pelo sexto arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e pelos padres Darci Fernandes e Marcelo Santiago. A sessão festiva contou com a presença de autoridades do município, entre elas os ex-prefeitos interinos e vereadores, Juliano Vasconcelos (Cidadania) e Ronaldo Bento (PSB), o vereador Zezinho Salete (MDB), o atual secretário de cultura Pedro Sousa, a representante do atual chefe do executivo Edson Leitão (Cidadania), Luíza Castro, o presidente da Câmara Municipal Fernando Sampaio (PSB) e o Coordenador do Compat, Lélio Pedrosa.

    O vereador Juliano Vasconcelos destaca o sentimento de participar e ver a entrega do templo à comunidade: “Hoje, o templo está aberto, a gente pode agradecer a Deus por esse dia, ainda mais estando próximos da Festa de São Sebastião. Então, a gente fica muito feliz de ver essa casa de novo aberta para a comunidade.”

    Moradores do distrito de Bandeirantes também participaram das obras e foram homenageados na cerimônia de reabertura da Igreja de São Sebastião. O morador João Gomes, mais conhecido como “Janjão” conta que para a execução da obra, muitos fiéis se uniram, para que pudessem voltar a ter um lugar para exercer a sua fé.

    O ex-prefeito e vereador Ronaldo Bento lembra a importância do patrimônio histórico para o município. “É um momento de muita felicidade, Mariana tem um acervo que teria e tem que ser entregue à nossa comunidade. Então, esse acervo faz parte de um trabalho das pessoas que acreditam na preservação da nossa cidade tricentenária, uma cidade histórica”.

    O vereador ainda lista uma série de obras relacionadas ao patrimônio histórico que foram concluídas nos últimos anos: “Foi entregue na gestão do ex-prefeito Juliano, um casario em Furquim; a sede da banda de Monsenhor Horta; a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, entregue no ano passado à comunidade; tivemos também a felicidade de entregar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, da Praça da Sé. Hoje, está a ponto de ser entregue também a Igreja de São Francisco de Assis, que passa por reforma”.