Assista ao vídeo-Museu de Arte Sacra de Mariana é um dos mais ricos em obras religiosas do Brasil

    Com trabalhos de Mestre Ataíde e Aleijadinho, o museu de Arte Sacra também expõe peças que foram doadas por Dom Pedro II a Arquidiocese de Mariana.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra foi fundado em 1961 pelo 3º Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, inaugurado quase um ano depois, em 22 de setembro de 1962. Atualmente, o espaço é considerado um dos mais relevantes em obras de arte religiosas do Brasil, possuindo em seu acervo trabalhos atribuídos a Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) e Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), além de ricos trabalhos em ouro e prata, vinda de Potossi, Peru.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O Museu Arquidiocesano de Mariana está instalado na Casa Capitular, que se constitui como um exemplar de arquitetura em estilo rococó, idealizado pelo mestre José Pereira Arouca. Desde 1926, o prédio pertence à Arquidiocese de Mariana, que antes de transformá-lo em um espaço de artes, foi sede da Cúria Metropolitana e do Arquivo Eclesiástico até 1962.

    Museóloga Fabiana Souza

    A temática que envolve o museu marianense é a Arte Sacra criada em Minas Gerais no período Barroco; sendo assim, formado por peças doadas ou legadas pelas Igrejas, Capelas, Seminários e Palácio Episcopal.
    A museóloga Fabiana Souza diz: “O acervo é bem vasto, composto de obras de arte como quadros e peças esculturas que pertencem às paróquias da Arquidiocese. Há também, a parte de prataria e objetos litúrgicos que foram recolhidos para serem guardados sob a guarda do museu”.
    Veja abaixo algumas peças de valores inestimáveis e de valores históricos e artísticos que compõem o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra:

    1. Banqueta Pontifical em prata portuguesa, doada do Rei Dom João V;
    2. Esculturas religiosas de Mestre Aleijadinho, Francisco Xavier de Brito;
    3. Pinturas religiosas de Manoel da Costa Ataíde, João Nepomuceno Corrêa e Castro, Manoel Ribeiro Rosa;
    4. Indumentárias e Vestes Religiosas, incluindo uma Túnica de Nossa Senhora das Dores, bordadas a fios de ouro, doada por D.Pedro II;
    5. Mobiliários religiosos, como as cômodas de sacristia e confessionários;
    6. Objetos de Cerimônias Religiosas, como pias batismais em pedra-sabão e madeira e tronos episcopais.
      Fabiana Sousa destaca que o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra é importante pois mantém viva a história de Mariana. “O Museu conta a história de Mariana, não só a história litúrgica da cidade, mas também a história de Minas e do Brasil. São várias peças que compõem desde o início da Arquidiocese que ajudam a contar essa história”, diz.
      O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra está localizado na Rua Frei Durão, 49, Centro, e está aberto a visitação de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
      Visite Museus e conheça nossa história.