Parque do Gogo precisa de proteção contra invasão

    Foi apresentado ao prefeito interino possibilidades de promoção do parque do Gogo, torna-lo também patrimônio ambiental devido a diversidade ecológica, ser berçário dos gaviões carcará, e produzir de água para os bairros de Mariana que o circundam.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    Hoje o parque do Gogo é tombando pelo COMPAT e conta na pontuação de Mariana para recebimento do ICMS Cultural do Governo de Minas. A UFMG realizou estudos sobre a fauna silvestre no parque do Gogo.
    Outros assuntos apresentados foi a proteção do parque do Gogo contra invasões que se avizinham. Foi também abordado o dia de Minas, e a reconstrução da Igreja Santana cujas peças vieram mediante acordo judicial firmado entre prefeitura de Mariana, Arquidiocese de Mariana, Ministério Público, Arquidiocese de Belo Horizonte, PUC Minas, com essa finalidade.

    Hoje as peças estão sob a guarda da prefeitura e qualquer outra finalidade a essas peças será descumprimento desse acordo judicial.
    Sr. Leandro falou sobre o Jardim histórico do Palácio dos Bispos, a Igreja e Cemitérios dos Ingleses, Parque de Pic Nic das mesas de pedrae outros locais considerados como patrimônio arqueológico e histórico de Mariana e que fazem parte de nossa história.Sra. Merania Oliveira falou sobre ações de promoção ao parque do Gogo junto ao Governo de Minas, frutos da visita recente da Secretaria de Meio Ambiente e equipe ao parque do Gogo. Outras ações estão em andamento como visita técnica do Secretaria de Cultura de Minas. Prof. Patrícia ressaltou a importância das relações de afetividade e religiosidade entre os moradores de Mariana com o parque do Gogo, em especial toda área da Igreja Santana e seu cemitério anexo e entorno, situados em propriedade da Arquidiocese de Mariana no alto do Morro Santana.


    Foi cobrado ao Prefeito interino concurso para contratação de pessoal competente efetivo para secretaria de cultura e turismo, como arqueólogo, turismólogo, e historiador, não há continuidade no trabalho de promoção do turismo e Mariana não avançará na proteção e criação de bens tombados pois tudo é perdido a cada troca de governo.