Nova Invasão próximo ao Pico da Cartuxa revela que Poder Público de Mariana falha em combater invasões

    Editorial da edição 749 Jornal O Espeto

    Mariana cercada por invasões : agora uma nova invasão inicia-se próximo ao Pico da Cartuxa, no caminho da casa de Dom Viçoso, em terreno da Arquidiocese de Mariana. Segundo Capitã Marta a Prefeitura de Mariana já está ciente dessa nova invasão e a arquidiocese já foi comunicada.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    Mesmo em terreno particular construção de novas casas em local sem infra-estrutura, sem autorização de órgãos técnicos e arquitetônicos é proibida. Não se pode construir em área de risco por exemplo. Também fomos informados de invasão seguindo logo abaixo da escola municipal Dom Luciano, Rosário, sentido parque arqueológico do Gogo e também no Mata Cavalo, sentido a COTEREN depois do Bairro Santo Antônio.

    foto área da Vila Serrinha Drone : Jornal O Espeto


    Mariana cresceu de forma assustadora em 20 anos e multiplicaram-se as invasões, muitas viraram ocupações, e bairros.
    Salta os olhos quando as forças de combate a invasão encontram tratores e retroescavadeiras abrindo terreno, assim podemos perceber que há grilagem de terra, e que é invadir para fazer negócio! Assim desmistificando em alguns casos a invasão por quem precisa de casa. No decorrer do tempo, podemos afirmar pelas evidências que o Poder Público tem falhado em combater as invasões e continua falhando, apesar de iniciativas, pois as invasões prosperam, tem luz, água, e assim vemos os novos bairros de Mariana surgirem em meio ao caos das invasões. Pesa sobre isso várias mortes por conflitos de disputa de terra ! As nuvens de fumaça revelam onde está acontecendo limpeza de área para nova invasão. Muitas vezes grileiros usam a população pobre e carente como escudo para justificar ampliação de novos terrenos.
    Segundo fala do delegado Dr. Cristiano Casterlucci de Mariana durante reunião da Câmara de Mariana sobre combate a invasão, há indícios de participação de políticos de Mariana em invasão de terra.
    Até quando vamos assistir queimadas, tratores abrindo estradas, mortes por disputa de terra, tudo causado por falta de combate eficiente contra as invasões. As vezes quando uma coisa errada se repete é porque virou certa, e não estamos sabendo ! Prova foi a criação do Disk Invasão, iniciativa do Ministério Público, que foi abandonada pela Prefeitura há 9 anos !
    Em Mariana existem 4 ficais de postura, segundo declaração do Tenente Freitas publicada em 2021, Ouro Preto tem 24. Ou seja, sem fiscal, sem fiscalização !