Estado lança “Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa”

    Com encerramento marcado para 29/6, estão previstas atividades que envolvem todas as 22 Diretorias Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Social

    Com intuito de conscientizar a população sobre a relevância do combate à violência sistemática acometida às pessoas idosas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), lança, nesta quinta-feira (15/6), a “Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa”. A data não foi escolhida de maneira aleatória, já que desde 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu 15 de junho como o “Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    De acordo com dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, via Disque 100, entre janeiro e maio deste ano, 6.120 denúncias foram relacionadas a pessoas com 60 anos ou mais, um aumento de 15% se comparado ao mesmo período de 2022. Ainda segundo esses dados, Minas Gerais é o terceiro estado em número de denúncias, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já em âmbito nacional, levando-se em conta os três primeiros meses do ano comparados a 2022, o Brasil registrou aumento de 87% no número de denúncias de violações de direitos contra pessoas idosas.

    O coordenador estadual de Políticas para Pessoa Idosa, Rodrigo Costa, enfatiza que o Governo de Minas Gerais trabalha para coibir este tipo de problema.

    “A Sedese, por meio da Subdh, espera que esta campanha ajude a desenvolver políticas públicas para as pessoas idosas, no real sentido da garantia de seus direitos. Esperamos promover estratégias voltadas à disseminação de diálogos sobre a temática, ampliação do universo informacional, fortalecimento da função protetiva e, sobretudo, ao empoderamento da população idosa e em geral para o ápice do envelhecimento digno e saudável, como previsto no seu Estatuto”, explicou.

    Campanha

    Com objetivo de proporcionar espaços de diálogos e de informação acerca das questões que envolvem violência contra pessoas idosas, bem como reforçar que o cuidado é uma das melhores formas de prevenção, serão promovidas diversas atividades até 29/6.

    Nesta quinta-feira foi lançada no Portal SER-DH a cartilha “Estatuto da Pessoa Idosa Comentado: Bora, nos unir contra as violências?”, produzida em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência. O trabalho foi coordenado por Vania Samira Doro, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

    Já nesta sexta-feira (16/6), será realizado debate virtual com a participação de servidores das 22 Diretorias Regionais da Sedese-MG e dos quatro Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH). O tema do encontro virtual será o Estatuto da Pessoa Idosa.

    No dia 23/6 será transmitido, via Portal SER-DH, o Webinário Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. Na ocasião será feita a apresentação da nova página do Portal SER-DH e de conteúdos ligados às pessoas idosas, como podcasts, textos, cartilhas e dados das violações.

    E no dia 29/6, para encerrar a campanha, vai ser promovida uma roda de conversa junto aos acadêmicos da faculdade ASA de Brumadinho, em parceria com o MPMG.