O Sargento Rômulo, que trabalha em Mariana, pontuou que foi extremamente gratificante receber a homenagem do legislativo marianense. “A Honra ao Mérito recebida traz a sensação de dever cumprido, assim como de reconhecimento do Comandante do 52º Batalhão, Tenente-Coronel Joilson, pelo trabalho exercido por este graduado”.
Foto divulgação PM MG, arte Jornal O ESPETO
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi homenageada, na noite da sexta-feira, dia 23/06/23, com a outorga do ‘Diploma de Honra ao Mérito Quartel dos Dragões de Nossa Senhora do Carmo.
O objetivo é homenagear, a cada ano, policiais militares de destaque nos âmbitos estadual, regional e municipal. Homenagens especiais também são concedidas, geralmente para policiais militares veteranos.
A Lei Municipal nº 2.311/2009, criada pela Câmara de Mariana, objetiva valorizar policiais militares que tenham prestado relevantes trabalhos em prol da segurança pública em Mariana, na região e em todo estado de Minas Gerais. A entrega do Diploma ocorre em Sessão Solene, anualmente e no mês de junho – mês em que se comemora o aniversário da PMMG (9 de junho) – e que foi editada a Carta Régia de criação da Companhia Dragões da Independência, em 20 de junho de 1712.
Os agraciados são selecionados por uma comissão.
Nesta 13ª edição, foram homenageados: em âmbito estadual, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento. Em âmbito regional, o Comandante da 250ª Cia PM do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), 1º Tenente PM Rafael Cota Veríssimo de Carvalho. E em âmbito municipal, o policial da 239ª Cia PM/52º BPM, 3º Sargento PM Rômulo Humberto Corrêa de Souza.
E foram concedidas duas homenagens especiais: ao veterano 2º Sargento QPR Lindomar André Ferreira; e ao policial do 3º Grupamento de Policial Militar de Meio Ambiente de Mariana, 3º Sargento PM André Francisco Guedes Silva. O Comandante-Geral da PMMG, Coronel Piassi, foi representado pelo Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Joilson Fernandes Bittencourt.
Para o 1º Tenente Veríssimo, que discursou em nome dos homenageados, “receber a honraria é muito significativo para um policial militar, pois resgata as nossas origens, nos ajuda a fortalecer nossos valores e continuar motivado para exercer um serviço de segurança pública eficiente. Visando diminuir a criminalidade violenta em Mariana e na Região dos Inconfidentes, bem como aumentar a sensação de segurança pública. E com isso, acredito que aproxima ainda mais o Legislativo Marianense – que representa o povo – da Polícia Militar, para juntos – como a própria Constituição Federal já estabelece – em co-responsabilidade e juntando os esforços de todos, podermos garantir uma ordem pública adequada para a cidade e um serviço também de qualidade de segurança pública”.
O Sargento Rômulo, que trabalha em Mariana, pontuou que foi extremamente gratificante receber a homenagem do legislativo marianense. “A Honra ao Mérito recebida traz a sensação de dever cumprido, assim como de reconhecimento do Comandante do 52º Batalhão, Tenente-Coronel Joilson, pelo trabalho exercido por este graduado”.
Quartel dos Dragões
O título da honraria é um resgate histórico ao período colonial, quando em 1719, a Villa de Nossa Senhora do Carmo, atual cidade de Mariana, ganhou duas Companhias dos Dragões – também conhecidos como Dragões do Conde de Assumar. O Quartel dos Dragões de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro Quartel da Capitania de Minas Gerais e localizava-se na atual Praça Minas Gerais, para abrigar as referidas Companhias.
Fonte: Texto adaptado e modificado de release enviado pela PM MG 52º Batalhão