150 anos de Santos Dumont são homenageados em emissão postal   

    Os Correios lançaram, nesta quinta-feira (20), a Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Com o sesquicentenário de Dumont, os Correios trazem à memória dos brasileiros, por meio da filatelia, a importância deste herói que levou o nome do Brasil a todos os lugares e é celebrado até hoje em todo o mundo como fonte inspiradora de invencionismo. Além da cidade Santos Dumont/MG, a peça filatélica está sendo lançada simultaneamente em Petrópolis/RJ, Ribeirão Preto/SP, Guarujá/SP e Porto Velho/RO. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de Julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje município mineiro Santos Dumont. Foi aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro. Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.  

    Carlos Gomide, diretor do Museu Casa de Santos Dumont, explica ainda no edital de lançamento que o título de responsável pelo primeiro voo num avião, atribuído por brasileiros a Santos Dumont, é disputado com outros pioneiros. Porém, Santos Dumont conseguiu realizar o primeiro voo mecânico, com o 14-Bis, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI – Federação Aeronáutica Internacional. Assim, ficou provado que o ser humano poderia voar com um aparelho mais pesado que o ar, utilizando seus próprios meios.   

    “Santos Dumont é uma inspiração para jovens a adultos em todo o mundo, não só pelo aspecto de inventor, mas pela vida em família, pelas inovações e, sobretudo, por dar à humanidade a capacidade de voar, pois até hoje sua invenção continua sendo usada por companhias aéreas de todo o planeta”, destaca Gomide.  

    O selo – A emissão postal é formada por três selos e mostra a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, sorri entre seus projetos. O bloco postal inicia a trajetória do inventor trazendo tanto a casa onde nasceu (Fazenda Cabangu, em Santos Dumont/MG) como também aquela que projetou para si (A Encantada, Petrópolis/RJ). Sua criatividade é representada pelo colorido diverso e por duas de suas frases que, como o texto principal, são escritas simulando sua caligrafia. Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14-Bis recorda o sonho. A cidade de Dumont, onde cresceu, está no cafezal que abriga seres voadores. Há alusões ao relógio de pulso e aos aplausos que recebeu em vida. A arte de Cordeiro de Sá utilizou a técnica de ilustração digital.    

    Com tiragem de 15 mil blocos com 3 selos e valor unitário de 2º Porte da Carta (R$ 3,40) cada selo, o bloco estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.