Festival de Inverno de Ouro Preto se encerra após 30 dias de celebrações

    Última semana é marcada por experiências culturais únicas através de apresentações artísticas e oficinas criativas

    João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última semana do Festival de Inverno de Ouro Preto 2023, a cidade histórica se encheu de energia e cultura com uma programação repleta de atividades gratuitas para turistas e moradores. O evento se tornou um sucesso, atraindo uma multidão interessada pelas apresentações artísticas e oficinas que promoveram o intercâmbio de experiências culturais.

     Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Na terça-feira, 25 de julho, o Cerâmica Saramenha foi palco de uma emocionante oficina de dança intitulada “Ballet do amor brasileiro”, que permitiu aos participantes explorarem a beleza e a expressividade da dança nacional. Simultaneamente, a artista plástica Erli Fantini conduziu uma oficina de cerâmica, proporcionando aos entusiastas da arte uma experiência única e criativa.

    As atividades não pararam por aí! Na quarta e quinta-feira, a programação continuou no mesmo local, com mais um dia de “Ballet do amor brasileiro” e oficina de cerâmica, atraindo ainda mais os presentes. A atmosfera acolhedora e inspiradora do festival foi um deleite para todos os participantes.

    A sexta-feira, 28 de julho, chegou com uma agenda repleta de música e entretenimento. O Largo da Alegria foi tomado por apresentações vibrantes, iniciando às 18h com o grupo “Deitando o Cabelo”, que animou o público com suas melodias. Em seguida, às 20h, o Trio Regali apresentou sua performance talentosa. Para encerrar a noite, às 21h, Ciro e Dudu Armache ofereceram uma apresentação emocionante que ficará gravada na memória de todos.

    O sábado, 29 de julho, foi um dia especial para os amantes da cultura e da arte, sendo o dia mais agitado da semana. A Rua São José se transformou em um cenário mágico para o belíssimo espetáculo dos palhaços Lumbriga e Seu Afonso, pela Cia Lamparina. A interação com o público trouxe momentos de risadas e reflexões, cativando a todos com sua magia única.

    Ao longo desse dia, outras apresentações marcaram o público em diferentes locais de Ouro Preto. A Cia Di Ninguém Núcleo de Investigação em Dança emocionou o público com o espetáculo “Maria da Fé”, trazendo memórias e cotidianos materializados em dança.

    Em seguida, a Cia Trupe da Gente com seu espetáculo “Circo”, utilizando o poder do circo para trazer sorrisos e esperança às pessoas. A Residência Teatro apresentou “Literatura pra Dançar”, um show musical com projeção de vídeo sobre o corpo do performer, uma experiência única e envolvente.’ Por fim, na Praça Tiradentes ocorreu a apresentação do Grupo Galpão, companhia nascida em 1982, que trouxe música para a noite de sábado.

    No domingo, 30 de julho, a programação final encerrou o evento com chave de ouro. Com apresentações como o Ballet do Amor Brasileiro no Cerâmica Saramenha e o Trio Murdida na Ponte dos Contos, Ouro Preto continuou vibrante e cultural. A última atração do Festival de Inverno 2023 será a apresentação musical de Lawanda, também no Largo da Alegria.