Deputado Estadual Leleco Pimentel realiza audiência pública sobre problemas enfrentados por pescadoras e pescadores de Minas

    Reunião será nesta segunda-feira (2/10), às 14h, na ALMG, e vai abordar as principais dificuldades enfrentadas pela atividade

    Em atenção às diversas reivindicações de pescadores, lideranças representativas e de autorizadores (vereadores e outros), o deputado estadual Leleco Pimentel apresentou um Requerimento que foi aprovado pela Comissão de Participação Popular chamando uma audiência pública para discutir os inúmeros transtornos sofridos pela categoria. A reunião será nesta segunda-feira (02/10), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

    As pescadoras e os pescadores das bacias do Rio Doce (mais de 2.000 pescadores) continuam enfrentando problemas provenientes do rompimento da barragem em Mariana e, na grande maioria, não tiveram a reparação dos danos até hoje. Sem contar que a pesca na bacia segue fechada e a ausência de informações sobre a qualidade da água e dos peixes permanece.

    Concomitante, muitos estão enfrentando problemas burocráticos e administrativos referentes a suas carteiras, e sobre legislações e propostas legislativas (inclusive estaduais) querendo fechar a pesca na bacia, sem nenhuma satisfação e inclusão para os pescadores.

    Já as pescadoras e pescadores atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho, além de enfrentar problemas como os de rio Doce, também passam por falta de informações sobre a possível instalação de placas fotovoltaicas na represa de Três Marias que poderá inviabilizar toda a pesca profissional. Esses empreendimentos, muitas vezes, não levam em conta as necessidades dos pescadores, que podem perder seus locais de pesca e de trabalho.

    O poder público estadual também tem sido apontado como um dos responsáveis pelos problemas enfrentados pelos pescadores. Os pescadores reclamam da falta de políticas públicas que promovam a pesca sustentável e que protejam os direitos dos pescadores.

    A ausência do poder público estadual é mais um empecilho para a categoria, que sofre com a falta de referências no governo do estado para que possa, assim, apoiar o desenvolvimento sustentável da pesca, atividade que garante renda a cerca de 50 mil profissionais que vivem da atividade, garantindo desenvolvimento para o estado e alimento saudável para a nossa mesa.

    Pescadores cobram solução para os problemas

    Os pescadores de Minas Gerais cobram uma solução para os problemas que enfrentam. Eles pedem a reparação integral dos danos causados pelas tragédias de Mariana e Brumadinho, a liberação da pesca em áreas onde a poluição foi controlada, o fim dos conflitos em represas e sobre placas fotovoltaicas, e a adoção de políticas públicas que promovam a pesca sustentável.

    O deputado estadual Leleco Pimentel além de reconhecer que a audiência pública da pesca será uma ferramenta de luta para garantir a visibilidade do setor, além de ouvir e fazer parte do debate, que, sem dúvidas terá muitos encaminhamentos positivos, apresentou projetos de lei junto a ALMG na busca de garantias para o fortalecimento da pesca profissional artesanal, atividade tão relevante para o estado.

    A audiência pública contará com diversas autoridades do setor, desde a pescadores atingidos das duas bacias citadas, mas também de vereadores, presidentes de colônias, e outros.