Censo para aposentados do Estado estará disponível até dia 23/10

    Cerca de 68 mil aposentados ainda não fizeram o procedimento obrigatório

    Mais de 158 mil servidores aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo de Minas Gerais já realizaram o 1º Censo previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). O recenseamento é on-line, podendo ser feito de casa ou presencialmente nas unidades regionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), de atendimento integrado (UAIs) e de ensino que foram disponibilizadas.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Apesar do grande número de participantes, cerca de 68 mil aposentados ainda não fizeram o procedimento que é obrigatório e deve ser realizado até 23/10/2023. Sem a atualização cadastral no sistema do Censo, o servidor aposentado ou afastado preliminarmente poderá ter seu pagamento suspenso provisoriamente.

    O Ipsemg conversou com alguns desses aposentados que já realizaram o Censo. Os ex-servidores relataram suas experiências com o recenseamento neste vídeo.

    Censo RPPS-MG

    O Ipsemg ressalta que o procedimento é obrigatório e on-line e pode ser realizado por meio de link disponível no site do Ipsemg ou portal do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev) ou ainda no Portal do Servidor.

    Para fazer a atualização cadastral do censo, o aposentado deve seguir o passo-a-passo a seguir:

    Acesse o site do Ipsemg (www.ipsemg.mg.gov.br), role a página até o final e clique no selo do Censo RPPS-MG.
    Na página do censo, insira o CPF e senha, caso possua a senha do Portal do Servidor (Portal de consulta ao contracheque) ou do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.
    O sistema irá direcionar para a página onde constam seus dados pessoais e o questionário a ser validado. Em seguida, preencha o endereço completo, o celular e confirme se os dados pessoais estão corretos.
    Em seguida, informe se possui dependentes previdenciários.
    Realizado o preenchimento do formulário, clique em “salvar”.
    Ao final, o sistema apresentará a confirmação de realização do censo e o número do protocolo.
    O servidor inativo que não possuir acesso à internet poderá comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação ou, no caso do notário aposentado, na Secretaria de Estado de Governo (Segov), para realização do recenseamento, durante o período estabelecido no cronograma. O segurado deverá apresentar documento de identificação com foto.