Instituto Roque Camêllo promove sarau em homenagem à poetisa e professora Léa dos Reis

    Evento também marcou o lançamento dos livros “Mariana — Terra de Sonhos e Sonhadora” e “Pérolas de Ternura e de Saudade”

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    No último sábado, dia 4 de novembro de 2023, o Instituto Roque Camêllo realizou na pousada Contos de Minas um sarau em homenagem à ex-professora e escritora Léa dos Reis, conhecida como Dona Léa. O evento teve a participação da presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Dr.ª Maria Inês Marreco, do radialista Acir Antão, da artista Aninha Viola e de muitos outros.

    Durante a celebração, Dona Léa destacou a sua família e a trajetória de trabalho construída em sua vida. Dona Léa ressalta a importância de persistir, trabalhar incansavelmente e valorizar tudo aquilo que for conquistado. Com uma trajetória de 28 anos dedicados à educação e uma família de 25 filhos, ela exaltou a beleza de uma família feliz e bem orientada.

    Em homenagem à escritora, Acir Antão e Aninha Viola cantaram músicas clássicas da cultura brasileira, acompanhados por integrantes do Grupo Travessuras, que declamaram poesias escritas por Dona Léa. Além disso, ex-alunas foram ao evento prestar palavras em lembrança à sua carreira na educação de Mariana.

    A presidente do Instituto Roque Camêllo, Merania Oliveira, enfatiza a cultura e o trabalho de Dona Léia: “Estamos aqui pela literatura e pela arte”. Seguido disso, fez a declamação do poema “Bons Amigos”, de Machado de Assis, ressaltando a importância da cultura na vida de todos.

    O radialista Acir Antão expressou sua honra em homenagear Dona Léa, ressaltando sua longa carreira na rádio Itatiaia desde 1965 e a importância de reconhecer figuras como ela, que dedicaram suas vidas à arte e à cultura, muitas vezes sem o devido apoio.

    A Dr.ª Maria Inês Marreco, que indicou Dona Léa para a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais em 2022, compartilhou a alegria de proporcionar felicidade a alguém e destacou a riqueza de Dona Léa, não apenas como escritora, mas como uma representação viva da cultura marianense.

    O sarau em homenagem a Dona Léa dos Reis foi um momento ímpar, repleto de emoção, gratidão e reconhecimento pela sua contribuição com a educação e a literatura do município. Além disso, o evento também marcou o lançamento  dos livros “Mariana — Terra de Sonhos e Sonhadora” e “Pérolas de Ternura e de Saudade”, de autoria da ex-professora.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui