Assista ao vídeo: Vereador Ronaldo Bento debate sobre o SAAE, população não está recebendo os boletos e não conseguem pagar a tarifa
    Vídeo por Rozembergue Teixeira

    Por: João B. N. Gonçalves

    Nesta segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, os vereadores discutiram a ausência de boletos para pagamento da Tarifa Básica Operacional (TBO) pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Há quatros meses, os cidadãos não recebem os boletos e não conseguem pagar as faturas de suas residências.

    Vereador Ronaldo Bento autor do requerimento

    A partir do Requerimento 391/2023, o parlamentar Ronaldo Bento solicitou informações sobre a inércia na cobrança da TBO, questionando a falta de envio dos boletos nos últimos quatro meses, alertando para o risco da população ser penalizada. “A população não pode ser penalizada por falta de planejamento da autarquia”, disse.

    O vice-presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, repassou a informação do diretor-executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, que relata um impasse na licitação que resultou na paralisação do processo de emissão dos boletos. Segundo as informações, a emissão foi suspensa enquanto um processo aberto pela empresa que prestava o serviços à autarquia corre na justiça.

    Fernando Sampaio alertou para o acúmulo de débitos para os cidadãos e ressaltou a necessidade de reestruturação da autarquia. “O SAAE de Mariana, infelizmente, a cada dia que passa fica mais sem credibilidade. Hoje, o contribuinte não tem como pagar a sua conta”, afirmou.

    A vereadora Beth Cota parabenizou o vereador Ronaldo Bento pelo requerimento e enfatizou a importância da justiça no pagamento da TBO. O requerimento nº 391/2023 foi aprovado por unanimidade. A população de Mariana aguarda esclarecimentos do SAAE e medidas para evitar possíveis penalidades decorrentes da falta de emissão dos boletos da TBO.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui