Ouro Preto realiza evento “Mente Jovem” para falar sobre a saúde mental entre os adolescentes

    O encontro abordou temas como ansiedade, depressão, sexualidade, bullying e comunicação não violenta

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Aconteceu nesta quarta-feira, 31 de janeiro de 2024, na Escola Municipal Padre Carmélio, o primeiro evento “Mente Jovem: promovendo a saúde mental em adolescentes”. Realizado com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, do programa Jovens de Ouro 2.0 e da Casa da Juventude, o encontro ofereceu oficinas e palestras com foco em temáticas comuns  durante a juventude como: ansiedade, depressão, sexualidade, bullying e comunicação não violenta.

    O Secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Edvaldo Rocha, reforça a necessidade de garantir a saúde mental dos jovens, prevenindo questões como depressão e suicídio. “A importância desse evento reside em duas vertentes. Primeiramente, temos uma juventude que superou a pandemia, enfrentando desafios não apenas relacionados à saúde, mas também ao isolamento social e desenvolvimento mental”.

    Edvaldo Rocha é pai de dois adolescentes e fala como percebe as dificuldades em trabalhar com a questão da saúde mental entre os jovens. “O desafio é competir com influências externas, como as redes sociais, que prometem facilidades e sucesso rápido. Muitos jovens se frustram ao não alcançar essas promessas, sendo fundamental instilar neles a consciência de que suas vidas são pessoais e únicas”, relata.

    Diretora de Cidadania e Políticas Públicas para a Juventude, a Srta. Lívia Oliveira destaca a abordagem da Assistência Social, que utiliza dinâmicas de grupo para compreender as preocupações dos jovens. Ela enfatiza a importância de profissionais qualificados no evento, abordando questões sensíveis como sexualidade e bullying.

    Psicóloga do programa Jovens de Ouro 2.0, a Srta. Paula Gontijo ressalta a importância de reconhecer e identificar emoções, especialmente durante o período da adolescência. Ela revela que o evento proporciona dinâmicas elaboradas pelos próprios jovens, abordando temas como ansiedade, depressão, sexualidade, comunicação não violenta e família.

    O Sr. vereador Matheus Pacheco compartilha sua perspectiva como professor, relembrando a necessidade de foco e concentração para enfrentar os desafios cotidianos. “Percebo uma coisa muito forte nos alunos e a gente precisa trabalhar o nosso nível de concentração. Às vezes, estamos na escola e estamos pensando no que vamos fazer em casa, estamos em casa e pensamos no trabalho. Se não focarmos, não conseguimos fazer nada, não aproveitamos o momento.”

    O Sr. prefeito Angelo Oswaldo reconhece a importância do programa Jovens de Ouro, elogiando a energia coletiva dos participantes e reforçando o compromisso da gestão municipal com a juventude. “É importante que vocês, como jovens de ouro, estejam aqui debatendo essas questões que preocupam os jovens de hoje, questões psicológicas. Vocês, como jovens de ouro, vão trilhar o caminho certo”, diz.

    O evento “Mente Jovem” em Ouro Preto é um marco na promoção da saúde mental, proporcionando um espaço aberto para o diálogo e a compreensão das complexidades enfrentadas pelos adolescentes na contemporaneidade. Jovens que desejarem apoio psicológico podem se dirigir ao CAPSij, localizado na Rua Dom Helvécio para receber o primeiro atendimento e o encaminhamento adequado.

    Controle de qualidade de informação e atendimento ao leitor: Se você quiser colaborar com este texto, enviar sua opinião, informar erro ou fazer sugestões de reportagens, envie mensagem para oespeto@gmail.com, ou WhatsApp para (31) 9 8844-8976.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Controle de qualidade de informação e atendimento ao leitor: Se você quiser
    colaborar com este texto, enviar sua opinião, informar erro ou fazer sugestões
    de reportagens envie mensagem para oespeto@gmail.com ou whatsapp para
    31-98844-8976