Atrações como Pedro Sampaio, Ferrugem e Kevin O Chris agitaram os quatro dias de Liga dos Blocos
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última terça-feira, 13 de fevereiro de 2024, o Bloco Chapado encerrou a programação do Carnaval Universitário de Ouro Preto. Organizado pela Liga dos Blocos, a união dos blocos Caixão, Cabrobó, Praia e Chapado trouxe atrações de renome nacional e atraiu milhares de ouro-pretanos e turistas para a folia no Campo da Água Limpa.
Ao longo dos quatro dias de festa, a Liga dos Blocos trouxe 14 atrações, com o desfalque do MC Ryan SP ao Bloco Cabrobró, que não chegou a Ouro Preto a tempo de se apresentar na folia, resultando em um descontentamento por parte dos fãs que compareceram à festa open-bar.
A programação do Carnaval Universitário começou no sábado, 10, com o tradicional Bloco do Caixão, surgido da brincadeira de um enterro simbólico para a República Necrotério, com Pedro Sampaio, Ferrugem, GBR e LIU dando o ritmo para a folia. No domingo, com Kevin O Chris, Turma do Pagode e WS da Igrejinha, o Cabrobó foi o bloco que mais atraiu público para o Água Limpa, aproximando-se da capacidade máxima do espaço: 8,5 mil pessoas.
Na segunda-feira, MC Cabelinho, MC Livinho, Jørd e Banda do Marcão deram continuidade à folia no Bloco da Praia. Na terça-feira, encerrando a programação, Cat Dealers, Di Propósito, e Dennis Dj — que veio ao Carnaval de Ouro Preto pelo sexto ano consecutivo — se apresentaram no Bloco Chapado. O Carnaval da Liga dos Blocos promove desde 2005 uma festa fechada, em espaço preparado para receber as atrações e os foliões, com mais de 150 seguranças contratados. Após quatro dias de festa, não houve registros de ocorrências de destaque.