“A castração é a solução” afirma vereador Ricardo Miranda. Dados da última vacinação antirrábica apontam no total geral que há mais de 10 mil animais em Mariana. Ricardo Miranda também solicita que seja preparada uma sala para que a castração de cachorros seja efetuada tanto em Mariana quanto nos distritos.
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na semana passada um senhor foi mordido após a missa na Igreja da Sé em Mariana ! Esse fato chamou a atenção para a grande quantidade de cães “comunitários”, de rua, em Mariana.
E foi tema de discussão na última reunião da Câmara de Mariana dia 4 de março de 2024, questões referentes à saúde animal, como o fato de o Castramóvel estar fixo na sede. Também foi falado sobre a falta de um aparelho de raio X na policlínica.
O vereador Ricardo Miranda solicita providências pela causa animal. “O Castramóvel não pode ficar parado, a intenção é que ele percorra todos os distritos e bairros. Está atendendo apenas de forma fixa, e temos apenas dois veterinários atualmente”, relembra. O vereador destaca que, muitas vezes, os profissionais fazem “até mais que o combinado”.
Para o Vereador Ricardo Miranda o Castramóvel realiza um trabalho de conscientização, e muitos têm procurado o serviço, mas ele está precarizado. “O aumento populacional de animais de rua é evidente, e graças a esse serviço, as pessoas começaram a entender que a castração é a solução. Mas precisamos fazer com que o serviço seja feito nos distritos e que Mariana não fique desassistida”, diz.
O animal de rua não castrado cria todo ano, aumentando exponencialmente o problema, como vem aumentando nos últimos anos.
Dados da última vacinação antirrábica apontam que há mais de 10 mil animais no município. Vereador Ricardo Miranda pede que seja preparada uma sala para que a castração seja efetuada tanto na sede quanto nos distritos.
Raio X
O vereador Zezinho Salete falou sobre a falta de equipamento de raio X funcional na policlínica de Mariana. “Recebi uma ligação da policlínica, referente a um aparelho de raio X que está estragado há vários dias. Tem pessoas que não conseguem realizar certos procedimentos sem ele”, conta. O vereador pede aos secretários de Saúde e de Governo, caso essa reclamação proceda, que adquiram o aparelho o quanto antes.
Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui