Festividade reuniu as comunidades do São Gonçalo, Barro Preto e Rosário
Presente na celebração, o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas destaca a importância da retomada da celebração para a comunidade marianense. Para o padre Marcelo, a retomada da Festa de São Benedito é um demonstrativo da fé da comunidade. Representante da Pastoral Afro-brasileira. A Profa. Aida Anacleto disse que “celebrar os santos pretos em Mariana é muito profundo para nós”. A Festa de São Benedito não acontecia em Mariana desde 1960.
Por: João B. N. Gonçalves
No último domingo, 7 de abril de 2024, foi dia de São Benedito, e ocorreu o encerramento da festa em homenagem ao santo, com o descerramento do mastro e da bandeira de São Benedito, na Igreja de Nossa Senhora dos Pretos.
A celebração envolve as comunidades dos bairros Rosário, São Gonçalo e Barro Preto, com procissões e apresentações de congado e celebrações religiosas.
A Festa de São Benedito foi retomada a partir de uma ação coletiva da Pastoral Afro-brasileira de Mariana, da Comunidade do Rosário e da Comunidade Paroquial do Sagrado Coração de Jesus. Também participaram da festa as Guardas de Congado Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito (Ouro Preto) e Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças, além do Grupo Rosa Negra.
A Festa de São Benedito não acontecia em Mariana desde 1960, voltando a ser celebrada no dia de homenagem ao santo. O padre Marcelo Santiago explica a história por trás da retomada da festa:
“A festividade, originalmente, ocorria nesta data no calendário litúrgico. Porém, foi transferida para o dia 5 de outubro, durante a novena de Nossa Senhora do Rosário. Este ano, estamos trabalhando para recuperar tudo isso. O resgate é um começo, mas tudo indica que a festa veio para ficar, pois estamos vendo um grande envolvimento da comunidade”. Disse Padre Marcelo.
Para o padre Marcelo, a retomada da Festa de São Benedito é um demonstrativo da fé da comunidade.
“A recuperação da festa incrementa nossa fé e nos ensina a continuar aprendendo com São Benedito, tornando nossa vida comprometida com a fé e a esperança. Ele nos inspira a colocar nossos talentos e nossa vida a serviço dos outros. É um momento muito importante”, afirma o padre Marcelo.
Uma das motivações para o retorno da festividade em Mariana são as celebrações dos 500 anos de nascimento de São Benedito.
Representante da Pastoral Afro-brasileira, a Sra. Aida Anacleto fala sobre a importância de relembrar o Dia de São Benedito: “Celebrar os santos pretos em Mariana é muito profundo para nós. Nós, povos cristãos, evocamos aqui muitas bençãos para aqueles que sofrem e que possamos ser “Beneditos” e “Beneditas” mundo afora”. Disse Aida.
Presente na celebração, o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas destaca a importância da retomada da celebração para a comunidade marianense. “Aqui na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Benedito está em dos Altares, então a festa é importante para toda a comunidade, para os movimentos, os congados que participaram e para a cultura de Mariana, que tem uma cultura muito enraizada também com a cultura afro”, diz.
Serviço de Qualidade e Atendimento ao Leitor: Se você quiser contribuir com nossas reportagens, fazer críticas, informar erro, sugerir novas reportagens, ou participar de alguma forma fala parte do SAL, serviço de atendimento ao leitor: clique aqui
Se você quiser receber nossas notícias através do whatsapp clique aqui.