Aconteceu na Câmara de Mariana dia 12 de abril de 2024 reunião intermediada pelo Vereador Sr. Zezinho Salete entre integrantes da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF), gerentes de reassentamento da Fundação Renova, Sra. Raquel Starling e Sr. Marcelo Leite, a assessora da Cáritas, Sra. Débora Dornelas, e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sr. Erivelton Vasconcelos, representante da comunidade de Bento Rodrigues Sr. Mauro Silva; para uma reunião no Plenário sobre a diversificação econômica nos territórios afetados pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão da Samarco, ocorrido em novembro de 2015.
Os gerentes de reassentamento da Fundação Renova, Raquel Starling e Marcelo Leite, apresentaram os projetos que visam a geração de renda nos territórios.
O representante da comunidade de Bento Rodrigues, Mauro Silva, lembrou que os comércios do local recebiam muitos visitantes aos finais de semana e, atualmente, não têm frequentadores. A agricultora Rosária Ferreira, de Paracatu de Baixo, ressaltou que a retomada econômica para as famílias que trabalham com a agricultura deve ser vista como um processo gradativo, tendo em vista o tempo de plantio e colheita.
Nos reassentamentos do Novo Bento e Paracatu existe a distinção entre os imóveis residenciais, de menor extensão, e os sítios. Essa distinção impacta diretamente no acesso à água, que é essencial para as atividades econômicas das comunidades.
A assessora da Cáritas, Débora Dornelas, e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Erivelton Vasconcelos, ressaltaram que essa questão precisa ser melhor avaliada entre a Fundação Renova e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana, para que não gere insegurança aos moradores.
Ao fim do encontro, o vereador Zezinho Salete propôs a criação de uma comissão com representantes das comunidades para dar prosseguimento às discussões iniciadas na reunião. Parabenizamos o vereador Zezinho pela sua atuação na defesa dos interesses da comunidade, que renda frutos.
Fonte consultada e foto: Comunicação da Câmara de Mariana.
Se você quiser receber nossas notícias através do whatsapp clique aqui.