Dia 13 de abril a tarde no Salão de eventos do Hotel Verdes Mares aconteceu um encontro do Grupo “Ouro Branco que queremos”. Essa vez o tema foi a conscientização sobre o autismo, com três palestrantes sobre o tema, que proferiram excelentes momentos de reflexão aos presentes. As senhoras Julia Larissa, Ana Carolina e Fernanda Marcenes.
Sr. Sávio Fontes abriu o evento justificando a importância de discutir o tema autismo e a necessidade de implementar politicas públicas visando atender as demandas. Segundo Sr. Savio Fontes, já temos leis que garantem vários direitos aos autistas, falta virar realidade. “Temos que conhecer um assunto para fazer a diferença, para contribuir.” Disse.
A Sra. Julia Larissa, fonoaudióloga, falou sobre TEA, Transtorno do Especto Autista, suas características. Sra. Ana Carolina, advogada, falou sobre legislação direitos. E a Sra. Fernanda Marcenes, fundadora em 2016 Grupo TEAR; Transtorno do Especto Autista Reunido em Ouro Branco falou sobre sua experiência e desafios do autismo em Ouro Branco.
Foram citados casos de falta de sensibilidade para lidar com as demandas autistas; tais como burocracia e dificuldades para conseguir medicamentos dito pela Sra. Dafne: “Precisa entrar na justiça para a prefeitura providenciar remédios necessários”.
Má localização dos serviços necessários para o atendimento ao autista também foi citado por várias pessoas: “Um local de difícil acesso ao autista. Faz ele chegar já cansado agitado. Temos voz mas ninguém escutou até hoje”, disse Sra. Fernanda.
Outro assunto foi a necessidade de cursos de capacitação para quem lida com autistas.
Para Sr. Savio Fontes o encontro foi muito produtivo, e conseguiu seu intuito de despertar o interesse pela causa autista e levar informações para todos: “Agradeço a presença de todos . Sairemos daqui entendendo mais sobre o autismo. Percebemos que estamos muito atrasados e precisamos aprender para evoluir.”
O jornal O Espeto agradece o convite para participar deste proveitoso evento.
Se você quiser receber nossas notícias através do whatsapp clique aqui.