Câmara de Mariana lança Exposição “Nos trilhos do tempo”
    Credito do vídeo: CMM.

    Mostra apresenta momentos marcantes da Casa de Leis

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última quarta-feira, 3 de julho de 2024, aconteceu na Câmara Municipal de Mariana o lançamento da prévia da exposição “Nos trilhos do tempo”. A mostra foi construída a partir de depoimentos de pessoas e personalidades que tiveram sua trajetória de vida ligada à Casa de Leis.

    A exposição é idealizada pela Associação de Culturas Gerais (ACG) e desenvolvida pelo arquiteto Alexandre Rousset, pela designer gráfica Paola Menezes e pelo cineasta Marcelo Belém. O objetivo da exposição é celebrar o legado da Câmara Municipal de Mariana, que completa 313 anos nesta sexta-feira, entregando aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a história do prédio.

    O projeto foi construído a partir de uma pesquisa histórica, que resultou na montagem de uma instalação cenográfica, com textos, objetos gráficos e um curta-metragem de entrevistas com personalidades do município ligadas à Câmara Municipal. A versão final da exposição estará aberta ao público a partir do dia 15 de agosto.

    A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os vereadores Edson Agostinho (Leitão), Marcelo Macedo, e Fernando Sampaio, e o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas. Também participaram integrantes da ACG envolvidos com a realização do projeto, como a arquiteta Paola Menezes e o cineasta Marcelo Belém, e o secretário de Cultura e Turismo, Gustavo Leite.

    Presidente da Câmara Municipal, o vereador Edson Agostinho (Leitão) ressaltou a importância da exposição para a preservação da memória da Casa de Leis e para o desenvolvimento do turismo na cidade. “Para mim, é uma alegria muito grande estar aqui hoje, e é com grande honra que temos esse evento, marcando os 313 anos da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana. Esse momento enaltece a história da câmara mais antiga de Minas”, afirmou.

    O vereador Marcelo Macedo, um dos idealizadores da exposição, também enfatizou a importância de valorizar o passado para construir um futuro melhor. “Temos alegria de apresentar a prévia da rica história de nossa cidade. É um símbolo de resistência, cultura e progresso. Vimos nossa cidade crescer, enfrentar desafios e florescer. Espero que todos sintam orgulho em ser parte dessa história”, disse.

    O vereador Fernando Sampaio ressaltou o potencial turístico da exposição e a necessidade de investimento na preservação do patrimônio histórico. “O que queremos é atrair o turista para Mariana. Somos uma cidade histórica, teremos que viver do turismo um dia. Tenho certeza que essa Câmara é muito importante para a cidade e para todo o estado de Minas Gerais”, declarou.

    A designer gráfica Paola Menezes explicou que a mostra foi elaborada a partir de uma pesquisa histórica rigorosa, com foco em não descaraterizar o prédio histórico da Casa de Leis: “Tudo foi feito em conjunto com o pessoal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para respeitar essa construção tão antiga nesse projeto tão moderno. Eles nos ajudaram na demonstração do quanto esse prédio é importante, sem agredir sua construção”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui