10ª Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas de Gastronomia e Turismo reúne especialistas em Passagem
    Fotos: Roldão Aguiar

    Evento visitou o Quintal da Núria, Clube Osquindô e espaços do Circuito Boqueirão

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Entre os dias 16 e 18 de outubro, Ouro Preto sediou a 10ª Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas de Gastronomia e Turismo, um evento que reuniu pesquisadores, acadêmicos e profissionais do setor para discutir as interfaces entre gastronomia, cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

    Organizada pela Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a conferência abordou temas como a relação entre gastronomia e identidade cultural, as tendências da gastronomia contemporânea, o papel da gastronomia no desenvolvimento do turismo e as políticas públicas para o setor.

    Os participantes tiveram a oportunidade de visitar diversos estabelecimentos gastronômicos e de conhecer a produção local de alimentos. Além das palestras e mesas redondas, a programação incluiu visitas técnicas a diversos pontos turísticos, como o Quintal da Núria e o Clube Osquindô. Essas atividades proporcionaram aos participantes uma imersão na cultura local e a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas que buscam valorizar a gastronomia e o turismo na região.

    Um dos destaques da conferência foi a discussão sobre o potencial da gastronomia como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social. Os participantes exploraram o conceito de placemaking, que consiste na criação de espaços públicos e privados com identidade própria, através da valorização da cultura local, incluindo a gastronomia.

    A conferência também proporcionou um momento de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e internacionais. A presença de representantes da Association for Tourism Leisure Education and Research (ATLAS) contribuiu para o fortalecimento da rede de pesquisadores e para a discussão de temas globais relacionados à gastronomia e ao turismo.

    Outro tema central da conferência foi o turismo criativo, que busca valorizar a experiência do turista através da interação com a cultura local. A gastronomia, nesse contexto, desempenha um papel fundamental, oferecendo aos turistas a oportunidade de experimentar sabores e aromas únicos e de conhecer a cultura alimentar de um determinado lugar.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui