Na segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de novembro, aconteceu a formatura do Projeto Trilha Empreendedora 2024. A formação é realizada pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Educação.
“Ficamos muito felizes de saber que Itabirito está na trilha do desenvolvimento do empreendedorismo. Espero que esse projeto traga muitas virtudes e ganhos para os estudantes. Capacitar nossos jovens é uma missão para todos nós”, disse o prefeito Orlando Caldeira.
Neste ano, o programa foi desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, e com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Henrique Michel, no bairro Santa Rita. Desde março, cerca de 160 estudantes participaram de palestras, oficinas e outras atividades com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, além de promover a criatividade, a cooperação e o espírito de iniciativa.
“O Projeto Trilha Empreendedora é um projeto de transformação, trazendo novos horizontes. O empreendedorismo trabalha a capacidade de liderança e a busca por soluções e o que esperamos são jovens mais engajados, mais sonhadores e com melhores perspectivas de atuação no mercado de trabalho”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
A secretária de Educação, Iracema Mapa, também esteve no evento e falou sobre a importância desse projeto para a formação dos estudantes. “São possibilidades que temos que ofertar para os nossos jovens para que eles tenham muitas oportunidades no futuro. Esse projeto possibilita que os alunos se desenvolvam enquanto pessoas e enquanto colaboradores do futuro”, afirmou.
A cerimônia de formatura aconteceu em datas diferentes para cada instituição de ensino. No dia 18 de novembro, foram entregues os prêmios e os certificados dos alunos da escola Manoel Salvador de Oliveira, enquanto, no dia 19, foi a vez dos estudantes da escola Henrique Michel vivenciarem a cerimônia. Além da entrega da certificação, os presentes puderam assistir à palestra “O menino que construiu o seu palco”, com Cristiano Lopes.
“A mensagem que quero passar para esses alunos é que a escola é o primeiro grande lugar de oportunidade, tanto para se tornar profissional quanto ser humano. Ali, eles começam sua caminhada em busca de seus objetivos”, declarou o palestrante.
No dia 8 de novembro, os estudantes que participaram do Trilha Empreendedora 2024 apresentaram as propostas que construíram ao longo do projeto. Avaliadores julgaram os trabalhos dos alunos e, no final, três grupos de cada uma das escolas foram premiados com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil.
“Foi uma oportunidade muito grande. Eu tinha uma grande expectativa e até superou o que eu esperava. Eu acho que aprendi muito sobre o que é realmente um negócio. Vou levar para a vida”, disse Bruna de Assis Nogueira, do 9º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, uma das vencedoras do prêmio.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui