Vale e Aterpa entregam charrete e carrocinha para Centro de Equoterapia de Mariana

    Equipamentos beneficiarão idosos e ampliarão atividades no Centro Pequeno Artur, marcando avanço no apoio às terapias de reabilitação

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro de 2024, o Centro de Equoterapia Pequeno Artur, em Mariana, recebeu uma charrete e uma carrocinha para cavalos, fruto de articulações promovidas pela Câmara Municipal de Mariana em parceria com a mineradora Vale S/A e a empresa terceirizada Aterpa. A entrega é resultado das reuniões mensais realizadas no Plenário da Câmara, em atendimento ao Requerimento n.º 38/2021, de autoria do vereador Marcelo Macedo.

                O projeto visa ampliar a acessibilidade e o alcance das atividades de equoterapia no município. A entrega é resultado de esforços conjuntos para atender demandas locais, com o apoio das empresas para realizar doações que impactem diretamente a comunidade. A charrete permitirá que idosos participem de passeios de forma confortável e segura, enquanto a carrocinha facilitará o transporte dos cavalos, evitando sobrecarga e ampliando as possibilidades de uso dos animais.

    A idealizadora do Centro de Equoterapia Pequeno Artur, Priscilla Almeida, destacou a importância do equipamento para a expansão do serviço. “A equoterapia é relativamente nova aqui, temos apenas três anos de atuação. Começamos com um grupo piloto de dez praticantes e hoje atendemos cerca de cinquenta pessoas com deficiência. Esse tipo de ajuda é essencial. Com a charrete, poderemos atender idosos do Lar Santa Maria, promovendo ganhos significativos em humor e alívio de dores crônicas”, afirmou.

    Para a representante da Câmara de Mariana, Patrícia Gomes, a atuação em projetos como o do Centro de Equoterapia Pequeno Artur reforça o propósito de sua atividade pública. “Estar rodando as instituições, faz mais bem para mim que para vocês. Trabalhar na Câmara é algo que nem todo mundo aprecia, mas, quando comecei, foi justamente para isso: fazer acontecer. Faz muito bem para nós chegar em casa sabendo que nossos idosos estarão passeando bem”, afirmou, destacando a satisfação em contribuir para iniciativas que impactam diretamente a comunidade.

    A cerimônia contou também com a participação de representantes das empresas envolvidas. O gerente de ESG da Vale, Olemar Tibães, ressaltou o papel das conexões na viabilização de projetos como este. “O que importa aqui é a causa. Esses ativos são valiosos, mas o mais significativo é a transformação que proporcionam àqueles que se beneficiam do serviço. É nossa obrigação, enquanto representantes de diferentes setores, fazer o possível para ajudar”, pontuou.

    Mateus Paranhos, da empresa Aterpa, que executa obras em parceria com a Vale, também expressou satisfação com o legado deixado pela iniciativa. “Nossas obras, muitas vezes, são temporárias e pouco visíveis para a comunidade. Essa doação representa nosso compromisso em devolver algo significativo para Mariana, deixando um impacto positivo e duradouro”, disse.

    Para Teresa Cristina, representante do Lar Comunitário Santa Maria, o momento é a concretização de um diálogo transformador ente as instituições de Mariana e as empresas. “Mais do que promessas, isso representa o afeto transformado em ações concretas. É assim que conseguimos atingir diretamente quem mais precisa”, concluiu.

    O Centro de Equoterapia Pequeno Artur planeja iniciar os novos atendimentos ainda este mês, com atividades voltadas especialmente para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A expectativa é de que o projeto continue a inspirar parcerias e ampliar seu alcance na cidade.

    O Centro de Equoterapia Pequeno Artur

                O Centro de Equoterapia Pequeno Artur, fundado em 2021, é um espaço dedicado à inclusão e ao cuidado, utilizando cavalos como agentes terapêuticos e educacionais. Localizado em Mariana, o projeto já transformou a vida de cerca de 50 crianças, atendidas por uma equipe altamente capacitada e atenta às suas necessidades.

    A equoterapia, método aplicado no centro, é reconhecida por sua abordagem interdisciplinar, unindo as áreas de saúde, educação e equitação. O movimento do cavalo proporciona ganhos físicos, como fortalecimento muscular e melhora na coordenação motora, além de benefícios cognitivos, como concentração e memória. No âmbito emocional e social, a interação com o animal promove autoconfiança e redução de ansiedade.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui