Primeira reunião de 2025 :
Vereadores debatem melhorias em infraestrutura e segurança na primeira Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto de 2025.
Por: João B. N. Gonçalves e Leandro H. Santos
Na manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, foi realizada a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, marcando o início de uma nova legislatura.
Durante a sessão, os vereadores apresentaram diversas indicações voltadas para melhorias na infraestrutura e segurança do município, evidenciando o compromisso com as demandas populares.
Uma das Indicações aprovadas, nº 03/2025, é de autoria do vereador Alessandro Sandrinho, que solicita o asfaltamento da estrada que liga Santa Rita à localidade de Serra dos Cardosos.
Durante sua explanação, Sandrinho destacou a importância histórica da demanda: “É um pedido antigo da população, e sabemos o impacto positivo que o asfalto trará para a região, facilitando o transporte, o escoamento de produtos e reduzindo os desgastes enfrentados pelos moradores.”
Na sequência, o vereador Naércio Ferreira manifestou apoio à proposta e destacou a necessidade de ampliar as melhorias para outras áreas de Santa Rita. “Temos que considerar todas as comunidades ao redor. Asfalto traz segurança, rapidez e desenvolvimento. Vamos lutar para atender o máximo de regiões possível”, afirmou.
O vereador Wemerson Titão falou sobre a desproporcionalidade na distribuição de recursos para os distritos. “As comunidades que sofrem impactos diretos das mineradoras precisam ser priorizadas. Muitas vezes, esses locais não recebem o retorno devido, mesmo com os problemas causados”, defendeu Titão.
A vereadora Lilian França, solicitou a troca de lâmpadas na Rua Antônio Vaz da Rocha, no subdistrito de Mota, Amarantina. Em sua justificativa, Lilian apontou que a falta de iluminação aumenta a insegurança e o risco de acidentes: “Essa intervenção é urgente e reflete o compromisso com a população, especialmente mulheres e trabalhadores que utilizam a via”.
O Vereador Alex Brito entrou com a indicação 02/2025, sobre manutenção da Rua Dom Helvécio, no bairro Cabeças. “Com a chegada das chuvas, a situação piora, representando risco para pedestres e motoristas. Precisamos de uma solução urgente”, afirmou Alex. Além de causar perigo aos moradores o local é de acesso ao quartel da Polícia Militar e se a rua for interditada devido ao crescimento do buraco vai causar transtorno. A rua carece de melhorias em toda sua extensão. A prefeitura já isolou o local do buraco, porém requer atenção imediata, assim que possível.
O vereador Renato Zoroastro apoiou o pedido, destacando que problemas semelhantes já foram solucionados em outras vias e que é essencial dar atenção ao bairro.
Receba notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp, clique aqui para participar de nosso grupo