Por: João B. N. Gonçalves
Prof. Luciano Campos da Silva toma posse como reitor e da Profa. Roberta Eliane Santos Froes como vice-reitora. O novo Reitor disse quer uma gestão mais próxima dos municípios onde estão situadas as unidades da UFOP, principalmente as comunidades mais pobres.
Também afirmou ser prioridade melhorar a qualidade de trabalho e aumentar o número de técnicos administrativos. O Prof. Luciano é o primeiro reitor que veio de um unidade fora de Ouro Preto, ele foi diretor do ICHS em Mariana. Ele também disse que o orçamento da universidade não é mais compatível com o tamanho e qualidade da UFOP, que conta com 1.100 professores, 14 mil estudantes e 650 funcionários e 500 terceirizados.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, na última quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, a cerimônia de posse da nova equipe de gestão.
O evento ocorreu no Centro de Convenções da instituição e oficializou a nomeação do professor Luciano Campos da Silva como reitor, tendo a professora Roberta Eliane Santos Froes como vice-reitora.
Durante a solenidade, os novos gestores reforçaram a importância da universidade pública e os desafios que enfrentarão nos próximos anos. Com 47 anos, Luciano Campos é docente do Departamento de Educação (Deedu) e já atuou como diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e pró-reitor adjunto de Graduação. Em seu discurso, destacou o papel essencial das universidades na formação acadêmica e no desenvolvimento científico do país.
“Assumo hoje, junto com a professora Roberta, a responsabilidade de liderar uma das instituições mais relevantes para o povo brasileiro”, afirmou.
A vice-reitora Roberta Eliane Santos Froes, de 44 anos, é professora do Departamento de Química (Dequi) e foi diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb). Sua nomeação marca um momento histórico para a UFOP, pois ela se torna a primeira mulher negra a ocupar um cargo na Reitoria. Em sua fala, ressaltou a importância da diversidade e da presença feminina em espaços de poder. “Liberdade é não ter medo de ser mulher nos espaços de decisão”, declarou.
Nova equipe de gestão assume com foco na inclusão e inovação
A nova administração da UFOP é composta por 26 integrantes, sendo 15 técnicos administrativos em educação (TAEs) e 11 docentes, representando um aumento da participação dos TAEs na gestão. Pela primeira vez, três desses profissionais assumem cargos de adjuntos nas pró-reitorias acadêmicas.
A equipe tem uma composição diversa, com 14 homens e 12 mulheres. Em termos de representatividade racial, 14 integrantes se identificam como brancos, enquanto seis são pretos e seis pardos.
Os principais cargos da nova administração incluem:
● Chefe de Gabinete: Rondon Marques Rosa
● Pró-Reitora de Graduação: Marlice de Oliveira e Nogueira
● Pró-Reitora Adjunta de Graduação: Hermelinda Gomes Dias
● Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: Paula Cristina Cardoso Mendonça
● Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação: Arlem Daniel Pena de Castro
● Pró-Reitora de Extensão e Cultura: Cláudia Martins Carneiro
● Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura: Raquel Leite Braz
● Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis: Heber Eustáquio de Paula
● Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis: Isis Silva Roza
● Pró-Reitor de Planejamento e Administração: Rodrigo Fernando Bianchi
● Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração: Renato Fernandes Ferreira
● Pró-Reitor de Finanças: Thiago Augusto de Oliveira Silva
● Pró-Reitora Adjunta de Finanças: Flávia Helena de Faria
● Pró-Reitor de Gestão de Pessoas: Paulo Fernando Teixeira de Camargo
● Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas: Isabela Perucci Esteves dos Santos
● Prefeito Universitário: Cláudio Eduardo Lana
● Diretor de Comunicação Institucional: Ciro Medeiros Mendes
● Diretor de Relações Internacionais: Anderson Antonio Gamarano● Diretor de Tecnologia de Informação: Daniel Magalhães Bicalho
● Diretora do Sistema de Bibliotecas e Informação:Luciana de OliveiraCom um planejamento focado no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, a nova administração assume o compromisso de dar continuidade a projetos já em andamento e de implementar novas políticas voltadas para a inclusão e a inovação.A posse foi acompanhada por autoridades acadêmicas, servidores e estudantes, que prestigiaram os discursos e vislumbraram os rumos da UFOP para os próximos anos.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui