Ex-ministro da educação do Reino do Butão visita a cidade de Mariana
    Foto-Montagem: Rat

    O ex-ministro da Educação do Reino do Butão, Thakur S. Powdyel, conhecido por “colocar a felicidade no PIB do país”, virá à Mariana na próxima semana para conhecer o berço da aldravia. O educador desembarca na cidade no dia 18 e fica por dois dias, cumprindo agenda em escolas do município, para conhecer o projeto-piloto criado pela poeta Andreia Donadon, e na sede da Academia Marianense de Letras e Artes.

    Thakur Powdyel conheceu a aldravia por meio do palestrante e especialista em Neurociências, Fernando Brancaccio, que, em visita ao Butão, levou livros de aldravias com o objetivo de trabalhar com a Felicidade Interna Bruta. 

    Powdyel se encantou com a potencialidade literária da aldravia na educação inclusiva e cultural e, além de enviar comentários sobre a “mais singela poesia brasileira do terceiro milênio”, manifestou interesse em conhecer a cidade onde o estilo poético foi criado.

    Na visita da próxima semana, ele passa também pelas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

    Confira a agenda do educador em Mariana:

    18 de março

    Local: Casa de Cultura de Mariana, MG – Academia Marianense de Letras e Artes

    Público: Convidados da Academia

    Programação

    19h00 – 19h15 | Recepção dos Convidados

    19h15 – 20h15 | Tertúlia da Felicidade

    Boas-vindas da Academia Marianense de Letras e Aldrava Letras e Artes

    Apresentação – Fernando Brancaccio apresenta Thakur Powdyel e a relação da aldravia que os aproximou.

    20h15 – 20h30 | Encerramento e Considerações Finais

    20h45 – 22h | Jantar

    19 de março de 2025

    Evento: Educação e Poesia essa dupla dá certo!

    Local: Colégio Flecha – Mariana, MG

    9h – 9h30 | Recepção – Boas-vindas e apresentação das aldravias produzidas pelos alunos

    9h30 – 10h30 | Palavras de Thakur Powdyel

    10h30 – 10h45 | Encerramento

    Thakur Powdyel

    Thakur Powdyel é um educador por escolha, convicção e paixão. Seus interesses permanentes incluem, entre outros, educação como setor nobre, integridade institucional, autorrespeito nacional, felicidade nacional bruta, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No livro Minha Escola Verde, ele descreve sua visão de educação holística como um instrumento para o florescimento humano e social.

    Frequentemente descrito como o ministro da educação mais viajado do mundo, Powdyel, em conjunto com seus colegas, levou o Butão a ser o primeiro país da região a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) para educação e a receber os cobiçados prêmios da UNESCO para Educação Não Formal e Continuada. Além disso, introduziu uma  legislação parlamentar crítica, especialmente dedicada a promover o bem-estar de meninas e mulheres.

    Aldravia

    Criada nos anos 2000 por poetas marianenses, a aldravia é um tipo de poesia que ousa dizer o máximo com o mínimo de palavras, focando em seu conteúdo e intensidade.

    A aldravia foi reconhecida pelo Governo de Minas, por meio da Lei Estadual nº 24.504/2023, como forma poética de relevante interesse cultural para o estado. Em Mariana, foi sancionada a Lei Municipal de n° 3497, que criou o Dia da Aldravia e a Semana da Arte Aldravista.

    A composição poética minimalista Aldravia recebeu o título de Poesia da Inclusão pelo Círculo de Embaixadores da Paz, entidade ligada à ONU, em Genebra, Suíça. O título foi concedido pela aplicação da forma poética na alfabetização de todas as idades, pelo acesso democrático à poesia, por seu uso terapêutico no manejo do estresse no ambiente de trabalho e pela colaboração no processo de ressocialização de pessoas no sistema carcerário. Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui