Por: Rozemberg Alex Teixeira
Nesta segunda-feira (17) de março de 2025, esteve presente na câmara de Mariana o arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos, para falar sobre o atual tema da campanha da fraternidade deste ano. Todos os anos a Campanha da Fraternidade (CF) busca debater temas sensíveis ao cotidiano da vida. Neste ano de 2025, a CF traz para o centro o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Dom Airton explicou sobre a importância da campanha da fraternidade, suas origens, e enfatizou que a campanha, é continua. Durante o encontro foi abordado a importância da Campanha da Fraternidade como gesto concreto da Quaresma, o significado, a importância e os desafios da Ecologia Integral e a conversão ecológica. Diante de uma crise socioambiental, a Campanha tem o objetivo de proporcionar um processo de conversão integral, ouvir os povos vulneráveis e cuidar do Planeta Terra, a Casa Comum, citada na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, em 2015. Citando as Campanhas desde 1964, ressalta que elas “têm o objetivo de despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, na busca do bem comum, da promoção humana, da vida plena […] Nos educa para a vida em fraternidade a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho. Também visa renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na Evangelização, na promoção humana em vista de uma sociedade justa e solidária”. Ao finalizar Dom Airton, ressalta a importância das leis e dos vereadores que as regem.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui