Encenação atrai público e destaca patrimônio religioso e cultural de Maiana no cenário Nacional. O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), que esteve presente, disse que a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o turismo religioso e promover Mariana como destino turístico durante o período da Páscoa
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
No último sábado, 5 de abril de 2025, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, foi palco de uma das mais tradicionais expressões religiosas de Minas Gerais.
O cortejo “Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais” levou à capital elementos simbólicos da Semana Santa celebrada em Mariana, a primeira cidade do estado.
A ação integrou a programação do evento Minas Santa, iniciativa do Governo de Minas Gerais voltada à valorização do turismo religioso no estado. A atividade teve início em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), percorreu a praça e encerrou no Palácio da Liberdade, reunindo cerca de 60 personagens bíblicos, além da apresentação da Banda União 15 de Novembro.
A encenação contou com a participação de representantes da comunidade marianense, incluindo artistas, músicos e religiosos. A proposta foi apresentar ao público da capital um recorte das celebrações da Semana Santa realizadas em Mariana, conhecida por preservar tradições seculares ligadas à fé católica.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou que a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o turismo religioso e promover o município como destino durante o período pascal.
“Hoje, nós trouxemos os personagens da Semana Santa para a capital. Estamos participando da abertura do programa Minas Santa e queremos mostrar essa tradição para que as pessoas possam visitar Mariana”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de alta ocupação na rede hoteleira durante a Semana Santa. “Grande parte das reservas já está confirmada, o que demonstra o potencial turístico e religioso da nossa cidade”, completou.
Juliano Duarte também destacou que a ação busca contribuir para uma nova imagem do município, frequentemente associado à tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em 2015. “Queremos mostrar que essa é uma página virada na nossa história. Mariana está restaurada, com seu centro histórico preservado e preparada para receber turistas”, concluiu.
O cortejo contou ainda com a presença de figuras representando personagens da Bíblia. Um dos participantes foi Dario Américo, que interpretou José do Egito.
Para ele, a participação é uma experiência de fé e de continuidade cultural. “É uma sensação de espiritualidade muito bonita, porque é uma tradição que vem de muito tempo e está sendo levada a outras regiões. Participo desde 1906 com arte e outras atividades e, nos últimos três anos, também da encenação”, relatou.
A organização do evento envolveu a Secretaria Municipal de Cultura de Mariana, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Arquidiocese de Mariana.
O padre Geraldo Buziani, representante da Arquidiocese, ressaltou o valor simbólico da apresentação:
“É uma oportunidade interessante de apresentar o figurado bíblico, que sintetiza a expressão simbólica, artística e cultural da Semana Santa em nossas cidades históricas. Mostra a plenitude da revelação de Deus no mistério pascal de Jesus, em sua morte e ressurreição”, explicou o padre.
Segundo o padre, o cortejo é uma forma de convidar o público a conhecer de perto as celebrações realizadas nas cidades históricas de Minas. “É uma oportunidade para mostrar ao estado, aos visitantes e às demais cidades aquilo que temos, e trazê-los para participarem conosco”, afirmou.
A expectativa dos organizadores é que o evento impulsione ainda mais o interesse por Mariana como destino turístico durante a Semana Santa, contribuindo para a movimentação econômica do município e o fortalecimento de suas manifestações culturais e religiosas.
Para receber notícias do jornal O Espeto no seu whatsapp clique aqui Para sugerir pautas, informar erro, dar sua opinião, elogiar, ou opinar e participar faça parte do SAL, serviço de atendimento ao Leitor, clique aqui