Projeto de Lei propõe reconhecer a fibromialgia como condição de deficiência em Ouro Preto

    A Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu, nesta semana, o Projeto de Lei Ordinária nº 781/25, de autoria do vereador Ricardo Gringo, que propõe o reconhecimento da fibromialgia como condição de deficiência no município. A proposta visa garantir mais dignidade, respeito e acesso a direitos para pessoas que convivem com essa síndrome crônica, marcada por dores intensas, fadiga e limitações físicas.

    Embora seja amplamente reconhecida pela medicina como uma condição incapacitante, a fibromialgia ainda é invisível aos olhos da legislação em muitos lugares. Isso impede que pacientes tenham acesso a benefícios como atendimento prioritário, inclusão em programas sociais e políticas públicas específicas.

    “O que não é visível para os outros, muitas vezes é negligenciado. Esse projeto nasce do diálogo com pessoas que enfrentam diariamente a dor e a falta de reconhecimento. Nosso objetivo é fazer com que Ouro Preto seja um exemplo de empatia e justiça”, afirma o vereador Ricardo Gringo.

    Com a aprovação do PL, os portadores da condição poderão obter um documento oficial que comprove sua deficiência e facilite o exercício pleno de seus direitos, reforçando o princípio da igualdade no atendimento público.

    A proposta segue agora para análise nas comissões da Câmara e, em seguida, será votada em plenário.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui