Durante a entrega da Medalha da Inconfidência o Governador Romeu Zema lembrou os 40 anos da morte do Ex-presidente Tancredo Neves: “Um mineiro, Tancredo Neves, falecido há exatos 40 anos, reforçava: “o homem deve ter liberdade de viver onde quiser, de trabalhar como quiser e de exercer plenamente a sua identidade”. Disse o Governador Zema em seu discurso.
Um missa celebrada na Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rey também relembrava a memória deste grande mineiro que tanto lutou pela democracia.
O Deputado Aécio Neves, e ex Governador de Minas, neto de Tancredo Neves enviou a seguinte declaração ao Jornal O Espeto: “
O Brasil vive hoje o mais longo ciclo democrático de toda a sua história republicana. E revisitar esse momento, de 40 anos atrás, eu acho que é uma sinalização que nós damos, principalmente para as novas gerações, da importância de vivermos hoje em uma democracia, em liberdade, onde nós próprios podemos definir o nosso destino. Muita gente pode achar que sempre vivemos assim. Não foi assim. Foi uma arquitetura extremamente bem construída, não só por Tancredo. Tancredo talvez tenha tido a virtude de liderá-la no final como candidato à Presidência, mas foram muitos brasileiros daquela geração que nos permitiram deixar 21 anos de arbítrio para trás e construirmos um caminho novo para o Brasil.
Portanto, ao homenagear Tancredo, estamos homenageando todos aqueles que permitiram que o Brasil, apesar de todos os desencontros, apesar de todo o radicalismo, apesar das tentativas de ruptura democrática, o Brasil continua sólido, sobre instituições fortalecidas. A presença aqui hoje do presidente da Câmara, deputado Hugo Mota, é uma honra muito grande para todos nós, porque ele preside uma casa, que eu já tive a honra de presidir, que é o retrato mais bem acabado da democracia. Ali está o Brasil, com suas virtudes, com as suas mazelas, com as suas diferenças, mas sempre forte na defesa da democracia. Por isso, eu estou muito honrado com a presença de tantos e de tantas amigas aqui hoje.”
Para receber notícias do jornal O Espeto no seu whatsapp clique aqui Para sugerir pautas, informar erro, dar sua opinião, elogiar, ou opinar e participar faça parte do SAL, serviço de atendimento ao Leitor, clique aqui