Vereadores de Piranga visitam Câmaras de Ouro Preto e Mariana e buscam integração regional

    A visita foi considerada pelos vereadores como um importante gesto de integração regional, reforçando os vínculos históricos, culturais e sociais que unem Mariana, Piranga e Ouro Preto, fortalecendo o diálogo entre as Câmaras, além de promover intercâmbio de experiências.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    A Câmara Municipal de Mariana recebeu, nesta segunda-feira, 19 de maio de 2025, a visita de nove vereadores da cidade de Piranga, incluindo os membros da mesa diretora.

    No mesmo dia os vereadores de Piranga também visitaram a Câmara e Prefeitura de Ouro Preto.

    A visita institucional teve como objetivo conhecer a estrutura da sede do Legislativo marianense e ouropretano e acompanhar o funcionamento das Câmaras.

    A iniciativa partiu do servidor da Câmara de Piranga, Geraldo Germano Pires, com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento da Câmara de Mariana, além de fortalecer o diálogo entre os parlamentos dos dois municípios.

    Estiveram presentes o presidente da Câmara de Piranga, vereador Antônio Carlos de Oliveira, o vice-presidente Wilson Gomes de Paiva, o 1º secretário Júlio Araújo Resende, o 2º secretário José Geraldo Rodrigues, além dos vereadores Celso Marta Gomes, Hudson da Silva Zacarias, Milton Gonçalves Maciel, Nilson Moreira de Castro e Washington Roberto Silva Júnior.

    Durante a reunião em Mariana, o presidente da Câmara de Piranga,  vereador Antônio Carlos de Oliveira, destacou a importância da visita como forma de estreitar os laços institucionais e históricos entre os municípios vizinhos. Em sua fala, ele afirmou que a visita “tem como objetivo estreitar os laços que unem nossos municípios e alinhar o diálogo entre nossas casas legislativas”, agradecendo a acolhida e lembrando que Mariana abriga hoje muitos piranguenses que contribuem com o desenvolvimento local.

    Vereador Ediraldo Ramos ( Pinico) presidente da Câmara de Mariana deu boas vindas os vereadores de Piranga e afirmou a importância dessa integração entre as Câmaras. Ele enfatizou ainda que a visita aproxima as Câmaras de Mariana e Piranga, cidades vizinhas, com fortes laços afetivos e históricos, e reafirma a importância da cooperação institucional para pautas que envolvam a região.

    O vereador Marcelo Macedo ressaltou a relevância da aproximação entre os Legislativos, afirmando que o encontro “simboliza o fortalecimento do diálogo e o compromisso conjunto com o desenvolvimento”.

    Ele também destacou o papel histórico e cultural de Piranga, lembrando sua origem no ciclo do ouro, a fundação da Capela de Nossa Senhora da Conceição e a contribuição de Piranga na Guerra dos Emboabas.

    A comitiva de Piranga foi acompanhada por servidores e representantes da Câmara, como o assessor de comunicação Matheus Silva Maciel, o servidor do CAC Daniel Francis Ribeiro, e os integrantes do cerimonial Ronaldo Juliano Gabriel e Geraldo Germano Pires.

    Em Ouro Preto os vereadores de Piranga foram recebidos pelos vereadores na Câmara e também na prefeitura pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV) que elogiou a iniciativa dos vereadores de Piranga.

    O Presidente da Câmara de Ouro Preto Vereador Vantuir junto com vereadores de Ouro Preto recepcionou os nove vereadores de Piranga no prédio da Câmara e disse que essa integração é muito positiva para as duas cidades.

    A agenda, segundo o servidor da Câmara de Piranga, Geraldo Germano Pires, é parte de um processo de intercâmbio institucional que busca valorizar o Poder Legislativo e promover a troca de experiências administrativas entre os municípios históricos da região.

    A visita foi considerada pelos vereadores como um importante gesto de integração regional, reforçando os vínculos históricos, culturais e sociais que unem Mariana, Piranga e Ouro Preto.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui