
O Parque do Peruaçu, aqui em Minas Gerais, foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O resultado reflete os esforços conjuntos do governo federal, parlamentares, academia, sociedade civil e comunidade local.
A decisão foi anunciada dia 14/07/2025, em Paris, na França, durante a 47ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.
A inclusão do Parque do Peruaçu na lista representa uma conquista da conservação e da valorização do nosso patrimônio espeleológico. O sítio reúne ecossistemas de diferentes biomas, um conjunto de cavernas de enorme importância geológica, rica biodiversidade e arte…
Com a visibilidade mundial agora, o parque receberá turistas de todo mundo e também terá sua importância ressaltada em nosso Estado. As vezes o reconhecimento precisa vir de fora para ressaltar a importância do patrimônio que temos, como no caso do Parque do Gogo e Parque dos Ingleses em Mariana que seguem ainda sem proteção.
Com essa conquista, Minas Gerais passa a ser o estado brasileiro com o maior número de bens reconhecidos pela Unesco, totalizando seis títulos mundiais: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e agora, o Vale do Peruaçu.