Vereador Manoel Douglas propõe implementação do “Programa Sinal Vermelho” em Mariana

    Por: Rozembergue Alex Teixeira

    Na reunião da de Mariana, realizada nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, o vereador Manoel Douglas, (Preto do Cabanas), apresentou uma Indicação voltada à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.

    O vereador solicitou a implementação do “Programa Sinal Vermelho” no município. A iniciativa tem como objetivo oferecer uma forma discreta de pedido de socorro para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

    O programa, já adotado em diversas cidades brasileiras, permite que a vítima faça um sinal em locais públicos ou estabelecimentos parceiros geralmente um “X” vermelho desenhado na palma da mão para indicar que está em risco, facilitando assim a comunicação com autoridades e a busca por ajuda imediata.

    Com a proposta, Manoel Douglas reforça a necessidade de ampliar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em Mariana, garantindo mecanismos de acolhimento e proteção mais acessíveis à população feminina.

    Foto: divulgação PMM.

    Vale ressaltar que Mariana também possui o “Botão do Pânico” instaurado em 2024, como ferramenta importante no Programa Patrulha Maria da Penha, idealizado pela Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Segurança Pública. Quando acionado, o equipamento envia um sinal para a central de monitoramento da GCM com a localização da mulher em situação de vulnerabilidade. Uma equipe é deslocada imediatamente para atender a ocorrência. “Todas as medidas para proteção da vítima são adotadas e o agressor, caso seja localizado, é preso em flagrante”, explica a GCM. A vítima é amparada e encaminhada para atendimento médico, caso necessário.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui