Show de luzes, cores e sons : Cortejo abre Natal de Luz em Mariana

    Com um cortejo animado, com a presença de bailarinas, charanga, palhaça Jojoba, e ainda com Circovolante, com Xisto e João cuspindo fogo, o cortejo seguiu da rua Direita para o Jardim onde as luzes foram acessas breve cerimônia com a presença do Prefeito Juliano, Vice Sônia Azzi, Presidente da Câmara Vereador Ediraldo Ramos Pinico, e do ex-deputado federal e ex-prefeito Duarte Junior.

    Por Mariana Amaral e Leandro Henrique dos Santos

    No dia 27 de novembro de 2025 Mariana ganhou clima natalino e festivo com a abertura oficial das comemorações do Natal de Luz 2025, marcada pelo acendimento das luzes no centro histórico. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, em parceria com as empresas Vale e Cedro Mineração, 3T e conta com incentivo da Lei Rouanet, que apoia projetos culturais.

    Neste ano, o evento tem como tema “Tradição que brilha”, destacando símbolos e práticas marianenses, como o tradicional Oratório de Natal de Padre Viegas, realizado há mais de 20 anos e reconhecido como uma importante expressão da memória cultural da cidade.

    A abertura contou com um cortejo que saiu da Secretaria de Cultura em direção à Praça Gomes Freire, o Jardim, e marcou o início das festividades natalinas na cidade. O público acompanhou diversas atrações, entre elas atores representando Maria, José e os Três Reis Magos, além da carruagem elétrica com a Mamãe e o Papai Noel, palhaços e personagens infantis. As apresentações foram embaladas por músicas natalinas que envolveram o público no clima festivo.

    Ao chegar à praça, autoridades municipais e representantes das empresas parceiras participaram da cerimônia oficial. O prefeito Juliano Duarte destacou a importância do evento para a economia e turismo na cidade.. “É um evento que movimenta toda a nossa economia, as lojas vão ficar abertas até mais tarde. Muitas pessoas virão para Mariana e nós temos uma programação cheia de atrações até o final do mês de dezembro.”, afirmou. 

    Após as falas, as luzes do Jardim foram acesas, revelando a decoração especial, que incluiu neve artificial que fez a alegria das crianças. Para encerrar a noite, o público assistiu à apresentação do Oratório de Natal de Padre Viegas, encenado pelo Coral Nossa Senhora do Rosário.

    O Prefeito Juliano ressaltou que terá uma grande árvore de Natal de cerca de 18 metros na Praça da Sé e outras decorações, como um túnel de luz, que não puderam ser instaladas devido a eventos religiosos que acontecerão na praça no dia 08, mas logo depois serão iniciados os trabalhos.

    Destaque para bela iluminação. Esse ano as estacas usadas para segurar a decoração foram de ferro e mais finas, evitando quebrar os passeios e causar transtorno a população como em outros anos onde eram usados troncos de eucaliptos. 

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui