Museu Território Atingido : Bento Rodrigues terá um museu para contar sua história

    Unesco entrega projeto de Museu no antigo Bento Rodrigues

    Dia 13 de dezembro aconteceu cerimônia emocionante em Bento Rodrigues com a apresentação e entrega do projeto para criação do museu que terá o nome de Museu Território Atingido.


    Fomos recebidos com um delicioso café, e ganhamos camisas amarelas com a logo do futuro museu.
    Pouco depois debaixo do sol das dez da manhã seguimos em caminhada pelas ruas do que restou do antigo distrito de Bento Rodrigues.


    Ainda é impressionante os sinais da destruição causada pela lama da barragem da Samarco.
    Participaram da caminhada várias autoridades, o prefeito de Mariana Sr. Juliano Duarte, o secretário de Cultura Eduardo Batista, a Juíza de Mariana Sra. Ana Carolina, a promotora de Infância e Juventude de Mariana Sra. Sheila Carvalho, Duarte Eustáquio Junior Ex-prefeito e ex-deputado federal, Sra. Mariana Landin representante da Casa Civil da presidência da República, Sr. Edvaldo Andrade Secretário de governo, Sra. Flora Passos representando a UFOP, e moradores do Bento, do movimento Loucos por Bento Rodrigues, e também representante do IEPHA, entre outros, eram mais de 50 pessoas na caminhada que cortou o distrito assustando poucos animais que pastavam.


    Notou-se a ausência de representante da Arquidiocese de Mariana.
    Durante a caminhada todos foram conhecer o que restou da Igreja de São Bento destruída pela lama, onde resta apenas o tablado de madeira, pois é lá que escolheram para ser construído o Museu Território Atingido.


    A criação deste Museu Território Atingido está previsto pelo acordo com a UNESCO no documento de repactuação, que obriga a SAMARCO a fazer um centro físico de memória. Para os representantes da UNESCO será mais que um memorial, mais do que um centro de memória, pois planeja integrar a área do distrito que foi afetada pelo rompimento da barragem ao museu, envolvendo a cultura local, costumes, festas.


    A representante do UNESCO numa tenda ao lado da Igreja das Mercês entregou cópias do projeto do Museu e disse que a missão do museu Território Atingido é ressignificar a visão extrapolando os limites físico, dialogando com o território, que vai interagir com o museu.
    O prefeito de Mariana Juliano Duarte disse que é preciso além de construir o Museu garantir meios para sua manutenção.


    Os moradores de Bento, se disseram estar muito à vontade pois estavam em casa, afirmaram que memória é território, é identidade, é aquilo que sustenta a vida comunitária quando tudo é tirado. Disseram que a memória precisa ser uma ferramenta de justiça. Patrimônio não é só o que se guarda, mas o que se vive, está nas festas, nos caminhos antigos, nas ruínas, que lembram a violência que sofremos.
    Depois foi servido um delicioso almoço no local da antiga quadra. Há esperança que a construção deste museu Território Atingido seja uma lição para a atualidade e posteridade.

    Projeto do Museu Território Atingido da UNESCO foi entregue aos representantes dos moradores de Bento e Paracatu e autoridades presentes.