90 anos do maior acidente de mineração em Passagem de Mariana

    Uma história que não podemos esquecer !

    04 de dezembro de 1936, sexta-feira, as 15:30:  Dia de Santa Bárbara. Dona Rute Pombo, nossa saudosa amiga, disse em entrevista em 2003 ao jornal O ESPETO publicada na edição nº 35, que seu marido acordou para ir trabalhar e ela avisou que estava chovendo muito e era dia santo, para ele ficar em casa. Ele como mais de quatro mil homens trabalhavam na mina da Passagem, sob administração dos Guimarães, em seu apogeu.

    Na foto Raimundo Marques Guimarães – fundidor na Mina da Passagem

    Quando foi as 15:30 o córrego que alimentava o engenho que tocava as máquinas movidas a ar, transbordou, vindo a descer pela boca da mina, assim colocando em risco centenas de mineiros que trabalhavam de turno de seis horas. Avisados muitos saíra a tempo. Carolina Pizzatti Guimarães, minha avó, dizia que seu tio Alfredo Tabare, então capitão da mina, desceu para avisar os colegas, mesmo sendo avisado do perigo ! Morreu junto com a turma. Seis foram enterrados com honrarias no Cemitério Nsa. Sra. da Glória, lado a lado, numa cerimônia triste com grande presença da população.

    Mais de 20 corpos foram resgatados, porém acredita-se que esse número seja maior. Para o resgate dos corpos veio um mergulhador da marinha do Rio de Janeiro com equipamento e demorou-se mais de duas semana e meia para esvaziar a mina e retomar do trabalho. Trabalho perigoso, sem nenhuma proteção ou medida de segurança. Além dos acidentes havia a silicose, o pó das pedras infiltrava nos pulmões matando devagar.

    Por muitos falecidos não terem parentes em Passagem, e outros serem italianos, a comunicação foi muito difícil com a família, aliás ninguém recebeu indenização, era comum acidentes na mina, daí vem a frase “o ouro gosta de sangue” pois acreditavam que após um acidente o ouro aparecia.

    Esse ano completa-se 90 anos dessa trágico acidente, um dos maiores da mineração. Necessário lembrar esses homens que perderam a vida nesse trágico acidente para que sua história sirva de lição para nossa época. O apagamento dessa tragédia não pode acontecer !

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui