
Projeto de Fortalecimento das Organizações Locais (FOL) combinou investimento financeiro, capacitações e ações culturais para estruturar coletivos e associações
Com o objetivo de valorizar a cultura, impulsionar o desenvolvimento local e a autonomia dos territórios nas áreas de reparação da Bacia do Rio Doce, o Projeto de Fortalecimento das Organizações Locais (FOL) contemplou 324 associações, formais e informais, apoiadas em Minas Gerais e no Espírito Santo. Durante quatro anos, o Projeto atendeu um público diversificado, incluindo coletivos culturais, grupos de jovens, associações, artistas, catadores de recicláveis, agricultores familiares, pescadores artesanais e comunidades tradicionais.
Iniciado em 2021 e concluído em 2025, o Projeto destinou verbas que variaram de R$ 5 a 15 mil por organização e impulsionou atividades de gestão, regularização do negócio e investimentos em estrutura, comunicação, equipamentos e processos. O encerramento do FOL aconteceu por meio de um evento em Regência, distrito de Linhares (ES), e incluiu visitas a espaços culturais locais e uma oficina de confecção da casaca, instrumento musical símbolo do patrimônio musical capixaba.
Além do aporte financeiro, as instituições tiveram acesso a trilhas de aprendizagem virtuais e mentorias sobre temas estratégicos, como atuação em rede, captação de recursos, gestão de projetos, educação, comunicação e legislação do Terceiro Setor, com a participação de especialistas.
“A proposta foi fortalecer as organizações sociais, os coletivos e as instituições. Para isso, criamos as condições para que essas organizações se fortaleçam de forma sustentável, com ferramentas concretas e apoio técnico. Deixamos aprendizados de autonomia, articulação em rede e transformação nesses territórios”, afirmou Andréa Furtado, especialista de Planejamento e Gestão da Samarco.
Impacto social
O FOL promoveu dezenas de ações culturais e formativas por Minas Gerais e Espírito Santo, com foco em criar laços comunitários. Em Caratinga, Bom Jesus do Galho e Naque, em Minas, o projeto promoveu capacitações em cooperação e bem-estar e oficinas de artesanato, promovendo, ao fim, uma mostra cultural. Também nos municípios mineiros de Ipatinga, Bugre e em Bom Jesus do Galho, uma ação itinerante transformou as ruas em espaços de convivência com cinema ao ar livre, música e feira de artesanato.
Em Mariana (MG), a agenda reuniu arte, música, gastronomia e empreendedorismo local; em Linhares (ES), eventos estimularam debates sobre questões raciais e valorizaram a cultura afro-brasileira.
Em Coronel Fabriciano e Ipatinga, oficinas de bordado, de elaboração de projetos e de portfólio artístico culminaram em uma mostra com música e teatro. Já em Resplendor, o projeto proporcionou palestras sobre produção cultural e captação de recursos, sessões de cinema e workshops de jogos.
Realizada em conjunto com a consultoria H&P, a iniciativa teve início com a extinta Fundação Renova e foi contemplada no Novo Acordo do Rio Doce, sob responsabilidade da Samarco desde final de 2024.
Informações gerais do Acordo estão disponíveis em www.samarco.com/reparacao.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui