Vereador Renê Butekus pode enfrentar CPI para apurar se ele furou fila em posto de saúde

    A Câmara de Itabirito é protagonista de um capítulo inusitado na história do legislativo em Minas : os vereadores vão analisar se acatam a denúncia e criam CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar se o vereador Sr. Renê Butekus “furou fila” em posto de saúde em fevereiro de 2026. O que torna esse caso inusitado é revelar os bastidores do jogo político entre situação x oposição, verdade x narrativas, moral e ética x interesses partidários.

    Entramos em contato com o Vereador Sr. Renê Butekus que em nota informou o seguinte:

    “Esclareço que, no dia 20/02/2026, estive na UPA para atendimento, retirando a ficha às 19h15. Após a triagem, o atendimento médico ocorreu às 20h46, seguindo o Protocolo de Manchester. Tais horários e os fatos ocorridos foram confirmados pelo médico e pela enfermeira responsável pela triagem, conforme consta no Boletim de Ocorrência registrado.”

    Segundo informações divulgadas o caso poderá ser apurado pelos vereadores pois a denúncia formal foi protocolada na Câmara Municipal de Itabirito questionando a conduta do vereador Sr. Renê Butekus e solicitando investigação.

    Por enquanto há versões de narrativas sobre o caso, considerando o contexto político de Itabirito, pois o vereador Sr. Renê Butekus é oposição a atual gestão, o que dá ao caso um tempero político e torcidas.

    Vamos aguardar os próximos capítulos, se haverá investigação do caso, se terá Comissão Processante, quem será o presidente, secretário, vogal, se haverá perícia técnica e criminal das provas, análise de imagens, leitura de B.O.,  oitiva de testemunhas, transmissão ao vivo dos depoimentos, leitura das argumentações do jurídico, reuniões especiais extraordinárias para convocar depoentes, leitura das atas das reuniões e dos depoimentos, hora extras de funcionários, cobertura da imprensa, isso tudo pode acontecer para apurar a denúncia se houve ou não a suposta “fura de fila”. È o jogo político, onde as decisões muitas vezes são de acordo com o lado politico de cada um, não importa os fatos, mas as versões que convém.

    Em Mariana o ex-vereador Bento de Passagem deu entrevista a uma rádio na década de 1990, e teceu críticas a Câmara. Logo depois montaram uma CPI contra ele, e foi cassado por quebra de decoro. Ele recorreu a justiça e ganhou, mas quando veio a sentença já tinha passado seu mandato !

    Para receber notícias do jornal O ESPETO em seu whatsapp clique aqui