Cinco características essenciais para o profissional de comunicação

    Centro universitário lança cursos de pós-graduação com foco na atualização do setor

    A transformação digital mudou o modo de se fazer comunicação. Os profissionais devem ficar atentos às tendências, ferramentas tecnológicas e conceitos que mudam com frequência. Algumas competências como capacidade analítica, adaptabilidade e conhecimento de ferramentas e técnicas são fundamentais para os comunicadores.

    Essas mudanças geram impactos para os profissionais de organizações públicas e privadas, assim como empreendedores de diferentes segmentos. Clóvis Teixeira Filho, coordenador de pós-graduação da área de Comunicação do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que as competências comunicacionais têm sido cada vez mais solicitadas, em diferentes áreas de atuação. “Assistimos ao crescimento da produção audiovisual amadora e profissional, a ampliação do e-commerce, além da utilização intensa de mídias sociais e novas formas de fazer jornalismo e publicidade. O trabalho com comunicação hoje é cada vez mais dinâmico e digital”, afirma. 

    Assim como em outras áreas, é essencial para um profissional da comunicação buscar entender as últimas novidades do setor e sempre estar atualizado. A Uninter tem quatro cursos de pós-graduação para quem procura uma nova direção na carreira, são eles: Gestão de Empresas de Radiodifusão, Gestão de Mídias Digitais, Produção Audiovisual para Web e Planejamento de Comunicação Integrada. “Os cursos abordam questões emergentes da mídia digital e suas possibilidades de mensuração, compartilhamento de conteúdo, assim como novos formatos publicitários e processos de produção jornalística”, afirma o pró-reitor de pós-graduação da Uninter, Nelson Castanheira.

    São cursos que têm valor acessível, duração de nove meses e possibilidade de escolha de disciplinas (para os cursos Flex). “A área de comunicação se transforma rapidamente e temos acompanhado isso em todas as nossas propostas. Abordamos nos cursos, os últimos temas que estão norteando o mercado de trabalho”, finaliza Teixeira.

    Confira a relação das cinco características mais buscadas nos profissionais de comunicação:

    Ser adaptável

    Ter em mente que um projeto pode mudar é fundamental para os profissionais da área. Muitas vezes isso acontece após a equipe receber novos dados e ter flexibilidade e saber lidar com as mudanças. Otimizar as ações para obter melhores resultados é essencial.

    Contar uma história – discurso

    Uma boa história é algo envolvente. Saber construir um storytelling que cative o público mostrando os pontos em comum do personagem da matéria ou de uma empresa é algo importante na construção de um discurso.

    Veículos de comunicação, empresas, perfis em redes sociais e youtubers, por exemplo, têm um discurso a seguir e saber como contar isso é fundamental para o desenvolvimento dos canais de comunicação.  

    Trabalho em equipe

    As profissões da área de comunicação geralmente têm uma rotina repleta de desafios e trabalhar em equipe pode ajudar. Não apenas entre os profissionais da equipe de comunicação, mas também entre outros setores como vendas.

    Domínio de ferramentas

    Para saber como a mensagem está sendo recebida e por quem, é fundamental ter acesso a números e para isso é preciso conhecer técnicas e ferramentas. Atualmente as principais são: SEO, Google Ads, Google Analytics, WordPress, Mídias Sociais, E-mail Maketing e Mídias pagas.

    Ser analítico

    Saber interpretar os números e as informações é fundamental para realizar ações mais assertivas, tanto nas atuações em mídias sociais quanto em matérias jornalísticas.

    Com a internet, os dados passaram a ser fundamentais para traçar um direcionamento das áreas ligadas a comunicação, como marketing.

    Sobre o Grupo Uninter

    O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil alunos ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Possui polos de apoio presencial estrategicamente localizados em todo o território brasileiro. Para saber mais acesse uninter.com

    Cinco características essenciais para o profissional de comunicação

    Centro universitário lança cursos de pós-graduação com foco na atualização do setor

    A transformação digital mudou o modo de se fazer comunicação. Os profissionais devem ficar atentos às tendências, ferramentas tecnológicas e conceitos que mudam com frequência. Algumas competências como capacidade analítica, adaptabilidade e conhecimento de ferramentas e técnicas são fundamentais para os comunicadores.

    Essas mudanças geram impactos para os profissionais de organizações públicas e privadas, assim como empreendedores de diferentes segmentos. Clóvis Teixeira Filho, coordenador de pós-graduação da área de Comunicação do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que as competências comunicacionais têm sido cada vez mais solicitadas, em diferentes áreas de atuação. “Assistimos ao crescimento da produção audiovisual amadora e profissional, a ampliação do e-commerce, além da utilização intensa de mídias sociais e novas formas de fazer jornalismo e publicidade. O trabalho com comunicação hoje é cada vez mais dinâmico e digital”, afirma. 

    Assim como em outras áreas, é essencial para um profissional da comunicação buscar entender as últimas novidades do setor e sempre estar atualizado. A Uninter tem quatro cursos de pós-graduação para quem procura uma nova direção na carreira, são eles: Gestão de Empresas de Radiodifusão, Gestão de Mídias Digitais, Produção Audiovisual para Web e Planejamento de Comunicação Integrada. “Os cursos abordam questões emergentes da mídia digital e suas possibilidades de mensuração, compartilhamento de conteúdo, assim como novos formatos publicitários e processos de produção jornalística”, afirma o pró-reitor de pós-graduação da Uninter, Nelson Castanheira.

    São cursos que têm valor acessível, duração de nove meses e possibilidade de escolha de disciplinas (para os cursos Flex). “A área de comunicação se transforma rapidamente e temos acompanhado isso em todas as nossas propostas. Abordamos nos cursos, os últimos temas que estão norteando o mercado de trabalho”, finaliza Teixeira.

    Confira a relação das cinco características mais buscadas nos profissionais de comunicação:

    Ser adaptável

    Ter em mente que um projeto pode mudar é fundamental para os profissionais da área. Muitas vezes isso acontece após a equipe receber novos dados e ter flexibilidade e saber lidar com as mudanças. Otimizar as ações para obter melhores resultados é essencial.

    Contar uma história – discurso

    Uma boa história é algo envolvente. Saber construir um storytelling que cative o público mostrando os pontos em comum do personagem da matéria ou de uma empresa é algo importante na construção de um discurso.

    Veículos de comunicação, empresas, perfis em redes sociais e youtubers, por exemplo, têm um discurso a seguir e saber como contar isso é fundamental para o desenvolvimento dos canais de comunicação.  

    Trabalho em equipe

    As profissões da área de comunicação geralmente têm uma rotina repleta de desafios e trabalhar em equipe pode ajudar. Não apenas entre os profissionais da equipe de comunicação, mas também entre outros setores como vendas.

    Domínio de ferramentas

    Para saber como a mensagem está sendo recebida e por quem, é fundamental ter acesso a números e para isso é preciso conhecer técnicas e ferramentas. Atualmente as principais são: SEO, Google Ads, Google Analytics, WordPress, Mídias Sociais, E-mail Maketing e Mídias pagas.

    Ser analítico

    Saber interpretar os números e as informações é fundamental para realizar ações mais assertivas, tanto nas atuações em mídias sociais quanto em matérias jornalísticas.

    Com a internet, os dados passaram a ser fundamentais para traçar um direcionamento das áreas ligadas a comunicação, como marketing.

    Sobre o Grupo Uninter

    O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil alunos ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Possui polos de apoio presencial estrategicamente localizados em todo o território brasileiro. Para saber mais acesse uninter.com

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto