A partir da próxima sexta-feira (09), o agendamento para a emissão de documento de identidade no Posto de Identificação da Câmara Municipal de Ouro Preto acontecerá exclusivamente online, através do sistema do governo estadual, por meio do site cidadão.mg.gov.br.
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Assim que disponível, o agendamento será renovado todos os dias úteis, de segunda à sexta-feira, a partir das 15h, quando serão liberadas 14 vagas para o dia posterior.
Como acessar a plataforma
Caso seja sua primeira vez utilizando a plataforma, será necessário criar uma conta. Para isso, basta clicar em “crie sua conta gov.br” e selecionar a opção “número do cpf” e seguir todos os passos recomendados, adicionando os dados pessoais solicitados.
Com a conta criada, basta acessar o painel do site e procurar, do lado esquerdo da tela, a opção “emissão de carteira de identidade”. Após selecionar esse menu, vá até “agendar emissão de Carteira de Identidade (1ª via)” ou segunda via, se for o caso. Depois selecione “Ouro Preto” no menu de municípios, e após a unidade de atendimento: Posto de Identificação da Câmara Municipal de Ouro Preto. Logo abaixo escolha a data e horário disponíveis, que estarão em verde no calendário. Depois de selecionar o melhor horário disponível, preencha os dados pessoais solicitados e clique em agendar.
Taxa DAE
Vale ressaltar que a 1ª via é emitida de forma gratuita, porém, em caso de segunda via do documento, após realizar o agendamento, será necessário emitir a taxa de Arrecadação Estadual (DAE), no valor de R $78,88. Para isso, basta clicar na opção “Emitir Taxa”, no aplicativo ou no site, preencher as informações necessárias, clicar em “Avançar” e escolher uma das opções entre: “Copiar Código” (para pagar no site ou aplicativo do seu banco) ou “Baixar Taxa em PDF”, para pagar e emitir o comprovante de pagamento.
Documentação necessária
-Comprovante de endereço atualizado;
– 2 fotos 3×4 recentes;
– Solteiros: Certidão de Nascimento original e LEGÍVEL.
– Casados: Certidão de Casamento ORIGINAL e LEGÍVEL.
– Separados, Divorciados e Desquitados: Certidão de Casamento com Averbação ORIGINAL e LEGÍVEL.
-E o Comprovante de pagamento da taxa DAE em caso de segunda via.
COVID-19
A confecção será realizada respeitando o intervalo de uma hora entre um atendimento e outro, sendo produzidos 14 documentos por dia, 70 por semana.
Além disso, haverá um sistema de recepção na janela lateral ao CAC e somente poderá ficar no hall de entrada da Câmara o cidadão que estiver sendo atendido no horário previamente agendado. Vale destacar, que na entrada será feita a aferição de temperatura corporal dos usuários, e será obrigatório a utilização de máscara e álcool gel.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), lembrou que o serviço é muito requisitado pela população ouro-pretana. Ele destacou ainda que o novo sistema online é uma forma de otimizar o serviço. “Reconhecemos a importância do serviço e pedimos a compreensão da população, pois a procura pelo documento está grande, devido à demanda reprimida, provocada pela pandemia da Covid-19. Agora, esse agendamento pelo site é uma forma de modernizar e melhorar o atendimento, acreditamos que vai facilitar a vida do ouro-pretano”, destacou.
*** Mais detalhes disponíveis na aba “Carteira de Identidade” no site oficial da Câmara: cmop.mg.gov.br
** Vídeo tutorial: https://drive.google.com/drive/folders/1q7WajTIU4C-s1dtlKJqviuZfdJ-Sq2ue?usp=sharing
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Câmara Municipal de Ouro Preto