Bairro Santo Antônio recebe Laboroteca cheia de cores e possibilidades

    Por: Cleverton Monteiro

    Aconteceu na última terça-feira (13), a inauguração da Laboroteca do Projeto Social Alferes.
    A iniciativa parte do “Observatório Jovem – Edição Mão na Massa”, projeto selecionado pelo Itaú Social e realizado pelo Clube Osquindô.
    A abertura oficial do espaço contou com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes do poder público e comunidade local.
    Voltado principalmente para os moradores do bairro Santo Antônio, o espaço cumpre com objetivo da criação das Laborotecas: unir o fomento à leitura com práticas brincantes, artísticas e de recreação. Em consonância com isso, a Laboroteca possui ambientes de leitura e brincadeira, musicalização com instrumentos e um espaço dedicado à informática e tecnologia. Além da recepção e da cozinha, que também receberam mais cores, decoração e iluminação.
    Esta é a segunda inauguração do projeto, seguida da Laboroteca Espaço Tonton, da Casa Lar Estrela, a primeira de seis Laborotecas que estão em processo de criação e reformulação, conforme ações do Observatório Jovem.
    Segundo o presidente do Projeto Social Alferes, Vanderley Lucio, a finalização desta etapa do projeto representa um avanço para a população, sendo “mais oportunidades e opções para as crianças e todas as famílias participarem de diversas atividades e usufruírem de novas parcerias”.
    A transformação veio depois de dois anos sem a utilização do espaço, devido a pandemia. Como conta a responsável pela revitalização da Laboroteca, Jô Alves, o espaço precisava ser reapresentado para a comunidade como “de todos e para todos”. Com isso, buscou ressignificar, encantar e iluminar, tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora.
    O artista Bruno Miné foi chamado para trazer cores e vida para a fachada, através de sua pintura. Para isso, a principal ideia de Miné foi fazer uma releitura do quadro “Operários” de Tarsila do Amaral, com o intuito principal de explorar a diversidade e trazer alguma representação. O artista destaca a fluidez no processo devido ao contato com a comunidade. “Eu observava como as pessoas interagiam com a gente, os rostos, a forma como elas se vestem e tudo isso foi importante para gerar identificação”, pontua.
    A Laboroteca do Projeto Social Alferes está localizada na rua Porto Alegre, 22, Santo Antônio, com funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 11h e 13h às 17h.
    Siga as redes sociais do Clube Osquindô para se manter informado(a) sobre a ativação das Laborotecas em Mariana. E siga também as redes do Projeto Alferes: Instagram: @Clubeosquindo e @Projetosocialalferes
    Facebook: Facebook.com/ClubeOsquindo.