Aeroporto Internacional de Confins recebe Exposição itinerante sobre a cidade de Brumadinho

    A Exposição Brumadinho de Braços Abertos apresenta, em grandes painéis, as belezas e riquezas culturais, naturais e históricas de uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais

    Para receber notícias no seu WhatsApp grupo 4 clique aqui

    WhatsApp grupo 5 clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Baseada no livro Brumadinho de Braços Abertos, que foi lançado em julho de 2022, durante o Festival de Inverno de Casa Branca, distrito turístico de Brumadinho, a Exposição homônima apresenta em grandes painéis fotografias captadas pelo fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, fotógrafo oficial do acervo e obras de seu avô, o arquiteto Oscar Niemeyer.

    A Exposição faz parte de um grande Projeto que tem o destino turístico de Brumadinho como personagem central, resgatando as belezas, tradições e raridades da cidade históricas mineira que se recupera depois da tragédia do rompimento da barragem da Vale em 2019.

    Apresentada inicialmente no saguão de passageiros do Aeroporto Internacional de Confins, entre os dias 12 e 19 de dezembro, para viajantes nacionais e internacionais, a Exposição Brumadinho de Braços Abertos além de registrar os vários atrativos turísticos de Brumadinho, também mostra que a cidade está pronta para receber o turista em seus muitos atrativos e distritos, além do maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim.

    Para o fotógrafo Kadu Niemeyer, foi uma “grande surpresa poder encontrar e registrar esse universo natural e histórico na cidade de Brumadinho. Depois do acidente ficou a imagem de ser uma cidade minerada, mas o que vimos lá foi bem diferente disso. Uma cidade com belos monumentos históricos, naturais, o Parque do Rola Moça, o Inhotim, essas maravilhas todas que conseguimos fotografar e colocar nessa exposição que, de uma certa forma, vai dizer a todos que Brumadinho continua linda e a espera de todos”.

    Os próximos destinos da Exposição serão as principais capitais nacionais. No Rio de Janeiro a exposição vai para o Aeroporto Santo Dumont, em janeiro; em fevereiro vai para Brasília; em março São Paulo, e Porto Alegre em abril.  

    Exposição Brumadinho de Braços Abertos

    Composta por 50 painéis de 1,4×1,00, emoldurados em vidro, Brumadinho de Braços Abertos apresenta imagens históricas, turísticas, belezas naturais, a forte tradição dos esportes radicais no município, a atividade mineraria, a presença marcante do folclore em Brumadinho, entre muitas outras fotografias feitas inicialmente para o livro homônimo.

    Após o lançamento do livro, que causou grande comoção pelos atrativos registrados e apresentados, viu-se a necessidade de levar para o Brasil as imagens de rara beleza de Brumadinho, que continuam intocáveis e prontas para receber o turismo depois da tragédia de 2019.

    Com forte vocação para o turismo radical, de aventuras, além do cultural, como já se registra em seus muitos distritos e no museu de Inhotim, Brumadinho busca agora chegar a um público cada vez maior e mais amplo, focada principalmente no turismo interno, responsável pela maior parcela de visitantes em Inhotim e nos festivais culturais da cidade.

    Exposição Brumadinho de Braços Abertos conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, por meio Comitê Gestor do Dano Moral e pode ser conferida entre os dias 12 e 19 de dezembro, no saguão de passageiros do Aeroporto de Confins.