Prefeitura de Mariana não informou se foi comunicada sobre a reunião e seus motivos
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Estava marcada para ontem, dia 1º de março de 2023, às 18h, uma reunião na Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio, no Morro Santana. O tema da reunião seria a apresentação das propostas do Programa de Educação Ambiental (PEA) junto à comunidade urbana de Mariana.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Fundada em 2018, a atividade principal da Iron Ore Mining, empresa presente no segmento de Obra e Construção, são os Serviços de Engenharia. Já a CSC Geologia e Engenharia é uma empresa de Consultoria e Serviços que abrange empreendimentos em todas as regiões do Brasil e em variadas áreas de atuação, como mineração.
O cancelamento do evento irritou diversos moradores locais, que pretendiam participar para resolver questões da comunidade. Luciana de Freitas, de 30 anos, é moradora da Rua Mercúrio, e se diz incomodada com a presença do depósito de minério na rodovia próxima de sua casa. “A barulheira vai lá no meu quarto, e são muitos caminhões chegando, dia e noite. Eles passam no Canela, mas o eco vem todo aqui pra cima”, afirma, destacando que as atividades começaram por volta do meio de janeiro deste ano.
Luciana acredita que o interesse das empresas Iron Ore Mining e CSC Geologia e Engenharia seja desapropriar a região do Gogô para facilitar a futura retirada de minério do local. “Não entendi o motivo de cancelarem a reunião de uma hora para a outra, se disseram que ia ter, era para ter. Tinha que esclarecer e decidir isso”, desabafa. A moradora foi informada sobre o cancelamento da reunião através de um grupo de WhatsApp.
A falta de informações sobre o evento, o que exatamente seria discutido nele, o motivo de seu cancelamento e as empresas organizadoras no geral incomodou Luciana e outros moradores. O Jornal O Espeto contatou a Prefeitura de Mariana, porém, até o presente momento, a prefeitura não informou se foi comunicada ou não acerca da reunião e dos motivos por trás de sua realização.
Outra convocação de reunião está sendo feita, porém, para terça-feira, dia 7 de março de 2023, e desta vez, será apenas uma reunião de bairro com a comunidade. A reunião será no salão comunitário, às 19h, e os assuntos tratados envolvem “demandas urgentes do bairro”.