O vereador Zé do Binga ainda solicitou melhorias na parte laboratorial, enfatizando que a falta de um laboratório local obriga os moradores a percorrerem cerca de 30 km até a sede do município para realizar exames.
Para receber notícias do jornal O Espeto no seu Whatsapp clique aqui
Por: João B. N. Gonçalves
Nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, aconteceu a 71ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto. O presidente da Câmara, Zé do Binga, apresentou a Indicação 410/2023, que propõe a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos distritos do município.
A iniciativa, que inicialmente visava beneficiar a UBS de Santa Rita, foi respaldada por Zé do Binga, que destacou a importância da saúde preventiva. Em suas palavras, ele disse :
“É importantíssimo que a pessoa tenha saúde e paz, principalmente saúde. O horário estendido é para trabalhar com a promoção e prevenção. Saúde não é gasto, é investimento.”
O vereador Zé do Binga ainda solicitou melhorias na parte laboratorial, enfatizando que a falta de um laboratório local obriga os moradores a percorrerem cerca de 30 km até a sede do município para realizar exames, gerando custos adicionais. Ele também apontou a necessidade de mais profissionais de saúde, afirmando que “se necessário, contratem-se mais médicos”.
A proposta recebeu apoio do vereador Merisson Gomes (Mercinho), que destacou a importância do atendimento estendido para os trabalhadores da comunidade, que normalmente deixam seus empregos por volta das 17h. “Se estender o horário, tem o atendimento até mais tarde. É muito boa a indicação e Santa Rita precisa e merece, pois é o segundo maior distrito”, ressaltou Mercinho.
O vereador Naércio França reforçou a necessidade de universalidade no atendimento, argumentando que a extensão do horário deveria abranger todos os distritos. Ele salientou:
“No âmbito do SUS, a gente não pode garantir um direito diferente para uma região, sendo que todos são usuários do mesmo sistema”.
Diante das sugestões, Zé do Binga acrescentou à indicação a solicitação de estender a medida para os outros distritos.
A proposta foi aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis, e agora será encaminhada ao Prefeito Angelo Oswaldo e ao Secretário de Saúde para análise.